26/04/2024 - 07:35
66% dos profissionais dizem nã

66% dos profissionais dizem não temer perda do emprego em 2015.

Apesar do cenário de instabilidade na economia e projeções não muito otimistas para 2015, 66% dos profissionais brasileiros afirmam não ter medo de perder o emprego no próximo ano, segundo estudo realizado com 800 pessoas neste mês pela Love Mondays, comunidade de carreiras online na qual funcionários emitem opiniões anônimas sobre seu local de trabalho.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o levantamento, 50% desses profissionais revelam ter a intenção de mudar de emprego no próximo ano e apenas 34% demonstram ter algum receio em ficar desempregado nos próximos 12 meses.

“Parece que o pessimismo retratado diariamente no noticiário econômico ainda está distante do ambiente de trabalho, o que pode ser bom para as empresas, pois quanto mais motivação e planos para futuro tem um profissional, mais ele se dedica ao trabalho e assim contribui para a evolução dos negócios de sua empresa”, Luciana Caletti, CEO da Love Mondays

O otimismo dos profissionais captado pelo site indica, ainda, que 43% dessas pessoas acreditam que terão aumento salarial no próximo ano, enquanto que 37% acredita que não terão aumento. Outros 20% não opinaram, pois consideram que a situação pode depender de outros fatores como a mudança no cenário da economia local.

Para 48% dos profissionais que participaram do levantamento, haverá expansão do seu setor em 2015, enquanto 26,3% não acreditam nessa possibilidade e 25,5% apostam na estabilidade. Outros 30% dos profissionais acreditam que haverá demissão e para 32,5% a empregabilidade deverá se manter estável. Mas para 37,5%, as empresas deverão contratar no próximo ano.

Cerca de 75% dos consultados dizem que pretendem investir na continuidade de sua formação e, entre eles, 47% vão investir em curso de língua estrangeira, 40% querem fazer uma pós-graduação ou MBA, 32% apostam em cursos de desenvolvimento pessoal (liderança, gestão de pessoas) e 13% focarão no curso técnico.

A pesquisa da Love Mondays revela ainda que os profissionais (40%) também pretendem realizar aplicações financeiras em 2015. Aquisição de imóvel (23%) e a compra de um automóvel (17%) também estão no radar dos entrevistados.

“Os profissionais mostram que têm uma visão de médio e longo prazo. Imóveis e aplicações financeiras demandam um planejamento financeiro mais estruturado e demonstraram que os profissionais estão planejando o futuro”, explica Luciana.

A Love Mondays consultou profissionais de 19 estados brasileiros, com faixa etária entre 18 e 55 anos.