29/03/2024 - 10:36
Barragem do Emparedado tem inf

Barragem do Emparedado tem infiltrações e risco de rompimento.

Neste domingo (15), o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, relatou que a Barragem do Emparedado em Campo Maior possui infiltrações, mas sem risco iminente de rompimento. O ministro da Integração Nacional Pádua Andrade visitou a cidade, após vistoriar a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, que também tinha risco de rompimento e garantiu que em 10 dias começam a chegar kits para as pessoas que foram afetadas por enchentes no estado.

» Siga-nos no Twitter





O diretor do Idepi garantiu que a Barragem do Emparedado tem infiltrações, mas sem risco imininente de rompimento. “A situação é estável. Tem uma infiltração, mas não existe risco iminente. Existe uma infiltração na parede de concreto, o que é uma infiltração diferente do que em terra”, disse o diretor a respeito da barragem que possui capacidade de 5 milhões de metros cúbicos e comparando com a Barragem do Bezerro, com paredes de terra. A prefeitura de Campo Maior já expediu decreto de situação de emergência por causa das chuvas na região.

Magela disse ainda que haverá a assinatura de um contrato emergencial para os reparos na barragem. “Ela precisa de reparos emergenciais. Nós já temos o projeto de restauração dessa barragem. A gente já estava em procedimento para licitar, mas como é um procedimento demorado e a situação é emergencial a gente vai tentar fazer um contrato”, contou o diretor sobre a situação da Barragem do Emparedado.

Geraldo Magela explicou também além das barragens do Emparedado e do Bezerro há outro reservatório no Piauí que passa por dificuldades. “Tem a barragem de Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, que existe uma erosão regressiva do sangradouro e uma erosão que está prejudicando o pilar de uma ponte que passa sobre o sangradouro. Vamos tentar resolver também em caráter emergencial”, disse sobre os desgastes na barragem de Pedra Redonda.


Kits chegam em 10 dias, diz ministro
Em visita ao Piauí ministro da Integração Nacional Pádua Andrade, garantiu que em 10 dias começam a chegar kits para as pessoas que foram afetadas por enchentes no estado. Atualmente há danos em cidades pelos desvios na Barragem do Bezerro e também pelas cheias dos rios Marataoan, Longá e Parnaíba.

Segundo o ministro da Integração Nacional os kits são a primeira providência prática na assistência às famílias. “No prazo de 10 dias começam a chegar os kits que são as ações mais necessárias e urgentes no momento”, comentou. No momento, segundo o governo do Piauí há 17 mil pessoas afetadas por alagamentos, entre desabrigados e desalojados.





Dados da Defesa Civil apontam que o governo federal reconheceu os decretos de situação de emergência emitidos por sete municípios do Piauí. “Esses municípios estão cadastrados em fase final de aprovação. Tão logo seja concluído este processo já teremos as primeiras liberações porque o nosso objetivo é diminuir o sofrimento das pessoas mais afetadas”, destacou Pádua Andrade.

Sobre a recuperação da Barragem do Bezerro, o ministro ressaltou que o processo está em curso. “O projeto está na fase final e tão logo seja concluído acontecem as liberações para a reconstrução mais rápida possível”, relatou o ministro.