18/04/2024 - 00:04
Cerca de 60% da água tratada e

Cerca de 60% da água tratada em Teresina vira lama por conta de vazamentos.

Aproximadamente 60% da água tratada na capital é desperdiçada, segundo a empresa Águas de Teresina, e o resultado disso é a falta de água nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade, que convivem com transtornos e prejuízos. Nos últimos três meses foram executados mais de 13 mil consertos de vazamento de água em Teresina.

» Siga-nos no Twitter

Para a empresária Ana Blessed, que depende de água para atender clientes em seu salão de beleza na Zona Sul de Teresina, a falta no abastecimento causa constrangimento e perda de atendimentos.
"Já deixei de abrir o estúdio, de atender, por conta dessa falta de água. Às vezes o cliente está aqui e tem a falta de água", disse.
De acordo com a empresa Águas de Teresina, a cada dez litros de água produzidos nas estações de tratamento, seis acabam virando lama no meio da rua por conta do grande número de vazamentos. A cada dia são detectados entre 80 a 100 pontos de desperdício em Teresina.

De acordo com Clayton Bezerra, gerente de operações da empresa, as principais causas do problema são as redes com idade avançada, materiais obsoletos e o efeito do aumento da pressão da água por conta do aumento da demanda de distribuição.

"Temos um programa estabelecido para redução de perdas, com o objetivo de reduzir essa perda de 60% para 25% em até dez anos. Isso passa pela inclusão de novas tecnologias na rede de distribuição e dispositivos que vão fazer com que a rede opere com uma qualidade maior", explicou.
TERESINA