28/03/2024 - 09:21
Convênios beneficiarão municíp

Convênios beneficiarão municípios com obras de Saúde, Mobilidade e outras áreas.

Na tarde desta sexta (5), o governador Wellington Dias participou de solenidade de assinatura convênios de repasses da Ouvidoria Geral da União (OGU) com o Governo do Estado do Piauí e Prefeituras. Teresina, Oeiras, Buriti dos Montes e São Raimundo Nonato são algumas das cidades beneficiadas que deverão receber obras de mobilidade urbana, pavimentação, saúde, agricultura e esportes. A assinatura dos contratos contou com a presença do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

» Siga-nos no Twitter

"Tenho a grande honra de abrir o ano com boas notícias, dizer o quanto essas obras são importantes para os municípios, para a qualidade de vida e desenvolvimento dessas cidades. Além disso, teremos a geração de emprego e renda com esses investimentos hoje anunciados”, afirmou o chefe do executivo.

Os contratos de repasse de recursos beneficiam as cidade de Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e Buriti dos Montes e somam um total de R$ 41,374 milhões. Ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), por exemplo, foram repassados recursos para realizar a pavimentação asfáltica da avenida José Dias de Castro e o acesso a BR 020 no município de São Raimundo Nonato.

Para a capital, foram feitos repasses por intermédio do Ministério da Saúde, representada pela Caixa Econômica Federal e o Fundo de Saúde do Estado do Piauí, com o objetivo de executar ações relativas à estruturação de Unidades de Saúde, como reforma e ampliação da Unidade de Atenção Especializada em Teresina. Já para a cidade de Oeiras, foi assinado convênio para pavimentação de vias públicas no valor de R$ 2 milhões, através do Ministério das Cidades.

Os repasses por intermédio do Ministério do Esporte, preveem a construção de uma quadra e um ginásio poliesportivo tanto em Teresina quanto em Buriti dos Montes. Também foram feitos repasses para a Secretaria Essencial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, representada pela Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), objetivando a execução de ações para aquisição de patrulhas agrícolas para o estado.

“Estou muito feliz por poder percorrer o estado do Piauí anunciando importantes investimentos para promover obras de melhorias que terão um impacto na vida dos piauienses. Com união de esforços da classe política e gestores, bem como das esferas administrativas municipais, estaduais e federais, iremos realizar grandes ações que vão gerar empregos e melhoria de vida do brasileiro”, garantiu o Ministro Alexandre Baldy.

Presente na solenidade, o senador Ciro Nogueira demonstrou sua felicidade com a assinatura dos contratos. “Foi um enorme prazer receber o ministro Alexandre Baldy, por ele ter vindo ao Piauí e destacar todo esse investimento, a força de uma luta que é nossa e de toda a bancada federal”, afirmou Ciro Nogueira.

"Para a Caixa Econômica Federal é um compromisso muito grande a assinatura de todos esses convênios. A partir de agora começa o nosso trabalho, em fazer com que cada emenda, cada convênio, cada contrato efetivamente seja viabilizado. Que os recursos sejam colocados em cada município do Estado do Piauí. Esse é o nosso grande desafio, e é esse compromisso que eu venho firmar com o estado do Piauí em nosso do nosso presidente", afirmou Guilherme Correia, diretor de Habitação da Caixa em exercício, representando o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi.

Participaram ainda da solenidade, a vice-governadora Margarete Coelho; o senador Elmano Ferrer; o deputado federal Júlio Cesar; o deputado federal Paes Landim; o secretário de Governo, Merlong Solano; deputado estadual Themistocles Filho; o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos; o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, entre outros parlamentares, gestores e lideranças políticas.

Autoria: Aline Medeiros

Solenidade de Assinatura Convênios de repasse OGU, com a Presença do Ministro das Cidades