19/04/2024 - 13:27
Fest Luso

FestLuso 2011

 
 
Em sua 4ª edição, o FestLuso (Festival de Teatro Lusófono) consolida-se como um dos maiores eventos a reunir artistas de países falantes da Língua Portuguesa. De 22 a 28 de agosto, Teresina receberá mais uma vez representantes de pelo menos 5 palcos lusófonos. Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde, além do Brasil, confirmam presença na capital para mais uma semana de intercâmbio na arte dramática. 

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o coordenador, Francisco Pellé, um dos destaques deste ano é a diversidade de espetáculos oferecidos, que pretende agradar público de todos os gostos. “Teremos peça para o público infantil, dramas, teatro físico, comédia. O FestLuso vem recheado”, comenta. O festival vai receber, pela primeira vez, um espetáculo de bonecos e formas animadas. “Antenor e o Boizinho Voador”, de Curitiba –Paraná, promete encantar os espectadores. 

A coordenação do festival decidiu também investir em oficinas para esta edição. Serão 4 minicursos gratuitos ministrados por profissionais nacionais e internacionais e voltados àqueles que tem interesse em teatro ou desejo de aperfeiçoamento. Entre os oficineiros, está Helder Costa, diretor português radicado em toda Europa. As oficinas de direção, interpretação, teatro de formas animadas e treinamento para atores estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (19) no Espaço Cultural Trilhos. 

Gerido pelo Grupo Harém de Teatro, o FestLuso mantém a decisão da última edição: toda programação será gratuita. “Somos a favor da democratização cultural, portanto, priorizamos o acesso do público ao evento, seja nos espetáculos, shows ou oficinas”, afirma Airton Martins, presidente do grupo. Os espectadores devem retirar seus ingressos na bilheteria dos teatros 1 hora antes de cada peça. 

O festival terá espetáculos nos teatros 4 de Setembro, João Paulo II e Estação, além de atividades na Casa da Cultura, Escola de Teatro Gomes Campos, Praça Pedro II e pátio do teatro do Dirceu. 

Patrocinado pela Oi e Oi Futuro, o FestLuso conta com apoio do Governo do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina e Fundac, através do Sistema de Incentivo à Cultura (Siec). 

Programação completa: 

 1.Teatro 04 de Setembro

25 de Agosto - Quinta-feira
21h - ANTENOR E O BOIZINHO VOADOR – João Andirá – Curitiba – Paraná

26 de Agosto – Sexta-feira
21h - DESABAFO – Grupo Teatral Craq’ Otochod – Ilha de São Vicente – Cabo Verde

27 de Agosto – Sábado
21h MATADOURO - Marcelo Evelin / Demolition Inc Núcleo do Dirceu – Teresina-Piauí

28 de Agosto - Domingo
17h - O PRINCIPE DA FLORESTA – Grupo Harém de Teatro – Teresina - Piauí



2.Teatro Muncipal do Dirceu 

25 de Agosto - Quinta-feira
18h30 - OLIMIAS - Companhia de Teatro Dadaísta – Luanda – Angola

26 de Agosto - Sexta-feira
18h30 - MARIA CURIE – Teatro Extremo – Almada –Portugal

27 de Agosto – Sábado
18h30 – ANTENOR E O BOIZINHO VOADOR – João Andirá – Curitiba - Paraná

3. Teatro Estação

25 de Agosto – Quinta-feira
23h - PAI & FILHO – Pequena Companhia de Teatro – São Luís – Maranhão

26 de Agosto – Sexta-feira
21 e 23h - PAI & FILHO – Pequena Companhia de Teatro – São Luís – Maranhão

27 de Agosto – Sábado
23h – MAR ME QUER – A Outra Companhia de Teatro – Salvador - Bahia