25/04/2024 - 12:08
FIEPI reúne empresários duran

FIEPI reúne empresários durante palestra sobre produtividade e crise.

A Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI realizou, na noite de segunda-feira (29), no auditório da entidade, no município de Parnaíba, uma palestra com tema “Sucesso na crise: Aumento da produtividade, fazendo mais com menos”. A iniciativa é resultado das ações que são realizadas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executado nos estados pelas federações.

» Siga-nos no Twitter

Durante o debate, foi apresentado aos empresários conceitos e cases de empresas que conseguiram investir na melhoria do processo de produção, e com isso, trouxeram para dentro da realidade de suas industrias, uma mudança na visão comportamental dos colaboradores. A transformação acabou despertando na gestão empresarial, a necessidade de unir esforços na busca por novas formas de atuar para defender um ambiente de negócios mais favorável.

O evento teve como palestrante Marcos Kawagoe, graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Administração pelo Instituto Mauá de Tecnologia e em Finanças pelo Ibmec/Insper. O consultor tem mais de 26 anos de experiência profissional, com passagens pelas empresas Accenture, Embraer e Saint Gobain. Ele também é responsável pela metodologia do Programa de Aumento de Produtividade, Indústria Produtiva, promovido pela CNI, um programa piloto que deu origem ao Programa Brasil Produtivo.

Na abordagem junto aos empresários, Marcos Kawagoe ressaltou que é possível melhorar seus processos e reduzir os custos. “Mesmo em crise, o ambiente produtivo pode conseguir aumentar seu lucro, se houver a preocupação nas etapas, no trabalhador que executa os processos. e no desperdício de tempo e material”. E concluiu dizendo “ A organização faz toda diferença na hora de produzir”.

Para o presidente da FIEPI, Antônio Jose de Moraes Souza Filho, a ideia de promover a palestra pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) é motivar o empresário para a nova filosofia da gestão, da produção enxuta. “É preciso entender que essas mudanças favorecem diretamente o crescimento do mercado, e não está restrito ao tamanho do negócio”, se referindo as pequenas e micros empresas, e concluiu “por menor que ela seja, tem processo e processo tem desperdício”

Monica Pessoa- ASCOM