26/04/2024 - 11:57
Governador trata de investimen

Governador trata de investimentos e programas com integrantes da Frente da Agricultura.

Para discutir novos rumos e projetos, integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e representantes de entidades ligadas à produção agrícola estiveram, nesta quinta-feira (16), com o governador Wellington Dias em reunião no Palácio de Karnak. Um documento com as principais proposições foi entregue ao chefe do Executivo piauiense para apreciação. Cinco deputados estaduais e 21 entidades fazem parte da frente.

» Siga-nos no Twitter

Segundo o coordenador do Fórum de Convivência com o Semiárido e Cáritas Piauí, João Evangelista, um dos principais objetivos é dar continuidade aos programas que já são executados no estado. “Queremos continuar com o programa de cisternas para consumo de água e produção de alimentos com fins associados à comercialização. Outro ponto importante é a regularização de terras que também consta na propostas que trouxemos hoje”, explicou Evangelista.

O documento foi formulado após vários momentos de reflexão e de reuniões. “Nós chegarmos à Assembleia e uma das primeiras medidas foi criar uma Frente da Agricultura Familiar para que possamos defender ações que fortaleçam esse importante setor da economia do Piauí. Vamos abordar a produção, agregação de valor, expansão de mercado e a possibilidade de aquisição nos próprios órgãos públicos que possa estar consumindo produtos provenientes da agricultura familiar”, disse o deputado estadual Franzé Silva.

Outra pauta colocada no documento é a execução do projeto “Quintais Produtivos” que deve ser implantado em quatro anos. “Nosso projeto contempla os doze territórios de desenvolvimento: 10 municípios por terrítório e 100 famílias por cidade. Que vai totalizar 12 mil famílias beneficiadas. As famílias vão receber uma cisterna com uma horta onde o produtor vai cultivar o que ele quiser plantar naquela área”, explicou o presidente da Federação dos Agricultores Familiares do Estado do Piauí (FAF-PI), Washington Leite.

O governador considera a criação da frente parlamentar como uma iniciativa importante para alavancar a agricultura familiar que é responsável pela produção e renda de milhares de famílias piauienses. “Tratamos de temas que agora vamos dar andamento como, por exemplo, a assistência técnica, regularização dos empreendimentos, cumprimento da legislação em relação à área ambiental, selo de inspeção e regularização da propriedade para que se tenha condição de acesso ao crédito”, disse Wellington.

Ainda segundo Dias, será criado um grupo técnico coordenado pela vice-governadora Regina Sousa reunindo as diversas áreas do estado. "O objetivo é colocar em prática as principais ações ligadas à agricultura familiar", finalizou o governador.

Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa