19/04/2024 - 09:19
Governadora em exercício parti

Governadora em exercício participa das comemorações pelos 56 anos de Aroazes.

Em agenda no município de Aroazes, a 240 quilômetros de Teresina, a governadora em exercício Margarete Coelho participou de solenidade comemorativa aos 56 anos da cidade.

» Siga-nos no Twitter

Na Câmara de vereadores do município houve o corte de bolo em alusão ao aniversário da cidade, onde, na ocasião, a governadora anunciou novos investimentos na cidade. Uma academia pública e o recapeamento asfáltico da estrada que liga a BR-316 ao município estão entre as obras garantidas.

“Aroazes é uma cidade jovem, mas sua história é muito importante para o Piauí. Aqui viveram tribos indígenas muito importantes e há também fazendas da época da colonização. O Rio Sambito passa aqui e é próximo da barragem Mesa de Pedra. Fico muito feliz de estar compartilhando esse momento com esse povo tão amigo e acolhedor”, revelou Margarete Coelho.

O prefeito Tomé Portela agradeceu a presença da governadora em exercício e as obras destinadas à cidade. “Aqui temos construção de praças, calçamentos, dois quilômetros de asfalto e a manutenção da estrada que liga a BR até o nosso município”, informou o gestor.

A agenda foi acompanhada por outras autoridades políticas, como secretários e vereadores de municípios vizinhos da região do Vale do Sambito.

Missa

Ao chegar a Aroazes, a governadora iniciou a agenda participando de Missa em Ação de Graças na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na praça Detinho Soares, Centro da cidade. A celebração, conduzida pelo padre Mairton, da Arquidiocese de Picos, abriu a programação do aniversário do município.

História Local

Habitada pelos índios Aroazes, primeiros habitantes da região, a cidade passou a ser habitada por colonos e jesuítas por volta do século XVIII, com destaque para o percursor Dom Emanuel da Cruz, advindo do Maranhão.

O município abriga fazendas históricas do estado, como Serra Negra, Lindóia e Alto Alegre. Em 27 de fevereiro de 1962, a cidade alcançou sua emancipação política, se desmembrando assim do município de Valença.

Autoria: Valmir Macêdo