16/04/2024 - 07:30
Iraque anuncia que está 'total

Iraque anuncia que está 'totalmente livre' do Estado Islâmico.

As forças armadas do Iraque anunciaram neste sábado (9) que o país está "totalmente livre" do Estado Islâmico (EI), informam as agências de notícias.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, o exército do país retomou o controle de toda a fronteira com a Síria, último reduto do grupo jihadista no território do Iraque.
"Nossas forças controlam completamente a fronteira Iraque-Síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra o Daesh [acrônimo em árabe do EI]", disse Al Abadi na capital Bagdá.



A ocupação do Iraque pelo Estado Islâmico começou em 2014, quando o grupo passou a controlar quase um terço do território do país, ao norte e ao oeste de Bagdá. Os danos causados à economia iraquiana em mais de três anos de ocupação são estimados em mais de US$ 100 bilhões.
Em julho deste ano, as forças de segurança iraquianas conseguiram retomar o controle de Mossul, a segunda maior cidade do país.
A batalha para recuperar Mossul deixou grande parte da cidade em ruínas e milhares de civis mortos. Além disso, quase 1 milhão de pessoas fugiram da região. Os Estados Unidos lideraram a coalizão internacional que apoiou a campanha contra o EI em Mossul, conduzindo bombardeios e auxiliando soldados em solo.