16/04/2024 - 02:58

José de Freitas recebe Curso de Prevenção às Drogas

   												Curso de Prevenção às Drogas em José de Freitas						 (Foto:Ascom SSP)

Curso de Prevenção às Drogas em José de Freitas (Foto:Ascom SSP)

A professora de escola da zona rural do município de Lago Alegre, Raimunda Carvalho, é uma das 200 pessoas que participam da segunda turma do Curso de Prevenção sobre Drogas, realizado em José de Freitas pelo Governo do Estado através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas. “Quero ser uma sementinha para ajudar na prevenção entre os jovens da nossa comunidade”, disse Raimunda Carvalho durante a aula inaugural na manhã desta quinta-feira (30) no Teatro Municipal. 

A Secretaria de Segurança Pública apoia a iniciativa e o secretário Fábio Abreu, que prestigiou o evento, falou sobre ações para a cidade e defendeu a prevenção como forma de evitar que os jovens vivenciem a violência. “Quando se fala em segurança, primeiro olha-se para a repressão. Mas, a forma de vencermos a violência passa por cursos como este, na capacitação de pessoas para prevenção às drogas. Damos nosso apoio sem esquecer também do nosso papel de combater o crime. Por isso, estaremos em breve instalando em José de Freitas o sistema de monitoramento nas entradas, saídas e pontos principais da cidade. Além disso, vamos reforçar o efetivo”, adiantou.

O coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Sâmio Falcão, agradeceu o apoio da prefeitura de José de Freitas e do secretário Fábio Abreu. Ele relembrou que o primeiro curso foi realizado com sucesso em Demerval Lobão e explicou que foi preciso ampliar o número de vagas. “Inicialmente eram apenas cem vagas, mas ampliamos para 200 devido à grande procura. Queremos - com nossos parceiros da PRF, PF, SASC, Secretaria de Saúde, Uespi, OAB e SSP - mostrar que é possível fazer uma prevenção eficiente. E é isso que será mostrado neste curso”, completou.

Célio Barbosa, presidente da Federação Norte/Nordeste de Comunidades Terapêuticas, afirmou que a prevenção é um meio para evitar mais internações. Já o prefeito de José de Freitas, Josiel Batista, disse que tem fortalecido o esporte nas comunidades rurais e na sede do município como suporte para evitar a entrada dos jovens na criminalidade e nas drogas. Ele também agradeceu a chegada do projeto e o apoio da Secretaria de Segurança pelo apoio.



» Siga-nos no Twitter