20/04/2024 - 00:45
MODELO RESGATA IMIGRANTE SÍRIO

MODELO RESGATA IMIGRANTE SÍRIO QUE ESTAVA HÁ 13 HORAS NO MAR E VIRA HEROÍNA NAS REDES SOCIAIS.

 Um imigrante sírio que estava próximo de morrer de exaustão após passar 13 horas no Mar Egeu conseguiu ser resgatado por um golpe de sorte. Sua salvadora é a ex-modelo e atriz Sandra Tsiligeridu, que avistou Mohamed Besmar quando passeava de barco com seu marido. A histórica dramática veio à tona após autoridades turcas divulgarem nesta quarta-feira (2) que, no mínimo, 11 imigrantes sírios, incuindo oito crianças, morreram quando tentavam cruzar o Mar Egeu e chegar à Grécia.

» Siga-nos no Twitter

Mohammed foi encontrado por Sandra entre as ilhas Kos e Pserimos, próximo à fronteira com a Turquia.

Milhares de sírios, afegãos e refugiados vindos da África fizeram a perigosa travessia do estreito entre a costa turca e ilhas como Kos, Samos e Lesbos nas últimas semanas. Besmar foi um deles. De acordo com o The Telegraph, no dia 27 de agosto ele era um dos 40 imigrantes que estavam a bordo de um barco que perdeu acidentalmente um de seus remos. Mohammed se voluntariou para mergulhar e recuperar o remo, mas o mar estava agitado e ele foi levado para longe, puxado por fortes correntes. Não conseguiu voltar a bordo.

Seus companheiros sírios conseguiram apenas atirar um colete salva-vidas antes de desaparecerem na escuridão. Ele nadou por horas e estava prestes a desistir quando foi resgatado por Sandra e seu marido, um médico. Eles navegavam em um bimotor e baixaram a velocidade ao avistar a movimentação na água.

A história do resgate e da salvação surgiu após Sandra publicar uma foto do "momento feliz" em seu Facebook. A publicação teve mais de 3,5 mil curtidas. "Ele estava inconsciente quando o achamos", escreveu a ex-modelo. "Ele se sacrificou por seus amigos".

Em entrevista ao jornal La Repubblica, Sandra negou que ela tenha sido uma heroína. "Eu apenas fiz o que qualquer ser humano faria. Qualquer um, em minha posição, faria a mesma coisa". A ex-modelo e atriz também comentou o drama dos migrantes que presenciou nas ilhas. "Antes de ir para lá no verão, eu não tinha ideia de quão difícil estava a situação. A ilha estava lotada de imigrantes, milhares chegando todos os dias. Muitos morreram na travessia, não há banheiros para eles, estão em uma situação muito dolorosa. Onde estão as instituições europeias?"

O imigrante sírio, segundo o The Telegraph, recebeu tratamento médico e agora quer seguir para Atenas, onde pretende continuar sua viagem pela Europa Ocidental.