19/04/2024 - 03:56
Plano Regional de Desenvolvime

Plano Regional de Desenvolvimento é apresentado pela Sudene ao governador Wellington Dias.

O governador Wellington Dias recebeu representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para discutir o Plano Regional de Desenvolvimento do PRDNE. A superintendência está realizando uma série de reuniões nos estados do Nordeste para tratar do plano para a região. O superintendente da Sudene, Mário Gordilho e o coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento do PRDNE, Renato Vaz estiveram presentes.

» Siga-nos no Twitter

Mário Gordilho explicou os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está em fase final de elaboração. A ideia é ouvir os estados da área de atuação da Superintendência, levando em consideração as ações e projetos prioritários dos planos estaduais para os próximos quatro anos, uma vez que o PRDNE irá tramitar juntamente com o Plano Plurianual (PPA).

“É uma alegria receber o presidente da Sudene e sua equipe, o coordenador da bancada deputado Júlio Cesar e o senador Marcelo Castro. Saímos bastante animados com a disposição de tratar sobre as prioridades de cada estado para que possamos chegar dia 25 de maio, data que está convocado o conselho do desenvolvimento do Nordeste", declarou.

O PRDNE é um importante instrumento para realizar a missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. “Estamos recebendo informações da Secretaria de Planejamento que vai nos ajudar a elaborar o plano. Não vamos fazer nenhuma mudança naquilo que é o interesse maior do estado do Piauí”, disse Gordilho.

O Plano Regional está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.

Autoria: Aline Medeiros e Lorena Costa