18/04/2024 - 01:12
Presidente do STF vai a Curiti

Presidente do STF vai a Curitiba para visitar presídio na região da capital paranaense.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, chegou a Curitiba no começo da manhã desta terça-feira (9) para fazer uma visita à Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na Região Metropolitana da capital paranaense. Ela chegou à PCE por volta das 9h35.

» Siga-nos no Twitter






De acordo com a assessoria dela, ela também passará no Tribunal de Justiça do Paraná, onde vai falar com desembargadores.

A visita da ministra Cármen Lúcia ao estado faz parte de uma série de vistorias que ela tem feito desde que assumiu a presidência do STF e também do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na segunda-feira (8), a ministra esteve em Goiânia, para acompanhar de perto a situação no presídio de Aparecida de Goiânia, em que vários motins ocorreram no início deste ano. Em apenas um dos motins, nove presos morreram e outros 14 se feriram.

No entanto, após uma reunião com desembargadores, Cármen Lúcia foi desaconselhada a ir aos presídio, por falta de segurança e desistiu da visita. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), no entanto, afirmou que se ela quisesse, poderia ter ido, pois a segurança da ministra estaria garantida.

Conforme a assessoria de Cármen Lúcia, a ida a Goiás ocorreu fora da agenda de compromissos previamente marcados, devido à emergência da situação no estado. Já a visita ao Paraná constava nos planos da série de vistorias a unidades prisionais que a ministra tem feito pelo país.