29/03/2024 - 04:54
Saúde

Tem início hoje (01) a camapnha de vacinação contra sarampo

Terá início hoje (01) a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Devem ser imunizadas 72.893 crianças teresinenses na faixa etária de um a sete anos. Juntamente com a vacinação contra o sarampo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realizará a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite voltada para as crianças menores de cinco anos. O Dia D das campanhas será 13 de agosto, no bairro Poti Velho (zona Norte).

» Siga-nos no Twitter

Elmano Férrer, prefeito de Teresina, afirma que a Prefeitura de Teresina não vem medindo esforços para o cumprimento de metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em relação às coberturas vacinais. "Estamos determinados a oferecer à população todas as oportunidades de promoção, de prevenção e de tratamento da saúde, por isso ressaltamos a importância dessas campanhas como forma de proteger a saúde, principalmente das crianças, que estão mais vulneráveis aos vetores dessas doenças. Recomendamos a pais e responsáveis que não percam essa oportunidade de imunizarem os filhos contra a pólio e o sarampo, doenças que ainda ameaçam o mundo pelo seu alto poder de transmissibilidade e risco de levar a pessoa à morte ou à sequelas irreversíveis", assinala o prefeito.

O objetivo da campanha contra o sarampo é vacinar toda criança na faixa etária determinada, independentemente de ela já ter sido imunizada ou de já ter apresentado a doença anteriormente. No Brasil, após a interrupção da transmissão do vírus do sarampo, no ano 2000, já foram detectados casos importados ou associados. De 2001 a 2010, foram confirmados 135 casos importados da doença no Brasil. Somente este ano, foram detectados casos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Piauí.

A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, informa que no Dia D da Campanha contra o Sarampo estarão disponíveis129 postos, incluindo as unidades básicas de saúde da Prefeitura de Teresina e postos volantes. "Durante todo o mês de agosto, a vacinação acontecerá em 80 unidades de saúde em toda a capital. No Dia D, que será no dia 13 de agosto, além dessas 80 unidades, a FMS disponibilizará postos volantes, totalizando 129 postos em toda cidade", explica a coordenadora.

Amariles Borba alerta para a importância dos pais e responsáveis levarem seus filhos às salas de vacina para a imunização. "É importante que os pais levem os filhos para tomar a vacina, pois mesmo o Brasil estando livre do vírus do sarampo desde 2000, ainda existem pessoas não vacinadas que, ao viajarem para áreas que apresentam circulação do vírus, expõem-se ao risco de contrair a doença, contribuindo para a reintrodução desses agravos no País", comenta Amariles Borba.

Além de tomarem a vacina contra o sarampo, as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas com a segunda dose da vacina contra a pólio. Todas as crianças que foram imunizadas na primeira etapa devem tomar novamente a vacina para evitar a reintrodução do poliovírus selvagem no país. A meta da FMS, nesta segunda etapa, é vacinar 62.750 crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Na primeira etapa, que foi realizada durante todo o mês de junho, a FMS atingiu 98,91% de cobertura.