18/04/2024 - 19:17
Vereador assume prefeitura apó

Vereador assume prefeitura após morte de prefeito e vice em acidente.

José Pereira dos Santos (PSB), mais conhecido como Zé Pereira, assumiu na tarde desta sexta-feira (16) a prefeitura do município de Pajeú do Piauí. Pereira era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a gestão após as mortes do prefeito Juscelino Mesquita e do vice José Eduardo Gonzaga, ocorridas em um grave acidente na noite da terça-feira (13).
Durante o velório do prefeito Juscelino Mesquita e do vice José Eduardo, José Pereira passou mal e chegou a ser internado no hospital de Pajeú e, após orientação médica, foi encaminhado para Floriano onde ficou internado para a realização de exames. Ele recebeu alta na manhã de desta sextafeira e se encaminhou para o município para participar da solenidade de posse durante a tarde. Com o novo prefeito, o vice-presidente da câmara, José Nilson Almeida de Amorim (PRTB), foi quem assumiu a presidência da Câmara de Vereadores.

» Siga-nos no Twitter

O vereador Valdinar Amorim (PRTB), amigo pessoal e do mesmo grupo político do atual prefeito, explicou que tanto o prefeito como o presidente da Câmara assumem interinamente os cargos por 30 dias e que somente após renúncia do prefeito do cargo de vereador, é que ele será efetivado na prefeitura. “Depois dos 30 dias ele se torna prefeito efetivo e é feita uma eleição com os vereadores para escolher um vice-prefeito para o município”, explicou.
Ainda de acordo com o vereador Valdinar, o prefeito Zé Pereira está bem de saúde e que após a solenidade de pose, ele foi para sua residência ficar em repouso seguindo orientação médica. “A recomendação foi repouso, mas na segunda-feira (19) ele já vai começar a montar a sua equipe de trabalho. Não sei se ele vai exonerar todos os cargos, mas acredito que os cargos de confiança devem ganhar novas pessoas. Ele vai começar a pensar e resolver todas essas questões na segunda”, pontuou.
Entenda o caso
O prefeito e o vice-prefeito da cidade de Pajeú do Piauí, a 407 km de Teresina, morreram em uma grave colisão por volta das 23h30 da terça-feira (13) na PI-140, em Canto do Buriti. Juscelino Mesquita dos Reis e José Eduardo Gonzaga de Carvalho, ambos do PMDB, estavam em uma caminhonete S-10 quando colidiram de frente com uma carreta bitrem.
Os corpos de Juscelino Mesquita e José Eduardo Gonzaga foram sepultados em cemitérios diferentes às 17h30 e 9h da quinta-feira (15), respectivamente. Desde o dia do acidente que Pajeú do Piauí estava sem prefeito.