18/04/2024 - 21:30
A meta é regularizar 2 milhões de hectares de terras dentro do Piauí até 2018

Wellington Dias lança Programa Minha Casa Legal em Oeiras.

 Programa Minha Casa Legal 						 (Foto:Iolany Galiza)

Programa Minha Casa Legal (Foto:Iolany Galiza)

O governador Wellignton Dias e o presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes, lançaram o Programa Minha Casa Legal no município de Oeiras. A solenidade, realizada na tarde desta sexta-feira (27), na Casa Major Selemérico, contou com a entrega de alguns títulos de posse para mutuários locais e também com a divulgação da primeira ação itinerante do Programa dentro da cidade, cuja meta é promover a regularização urbana dos conjuntos habitacionais da antiga Cohab, Nogueira Tapety I e II.

Segundo Wellington Dias, o Programa foi criado devido à importância que o título de propriedade tem para o mutuário e para o Estado. "Essa ação é importante não apenas para o mutuário, que passa a ser dono por direito do imóvel, mas também para a economia, pois além de elevar o valor do imóvel,  o documento de posse torna possível que o mutuário consiga investimentos, junto aos bancos, para melhorar sua moradia”, disse o governador. Dias finalizou dizendo que a meta é regularizar 2 milhões de hectares de terras dentro do Piauí, até 2018.

Para o presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, as ações itinerantes são importantes porque levam, para perto do mutuário, todas as vantagens (descontos de até 90%, sobre juros) e informações jurídicas necessárias para que ele possa dar entrada no processo de regularização fundiária e financeira. Ainda conforme o gestor, em breve outros mutuários da região do Vale do Canindé serão contemplados com os serviços do Programa, como aqueles que residem no Conjunto Parque Leste.

Para o ex-prefeito de Oeiras, B.Sá, que na ocasião representou o gestor municipal, o Programa Minha Casa Legal é importante, pois como gestor ele trabalhou para que os projetos de regularização fundiária fosse realidade em Oeiras. “Ainda existem muitas famílias que lutam para obter o título de posse das suas casas, mas espero que isso possa acontecer através desse programa”, falou o coordenador de fomento à irrigação do Estado.

Durante a solenidade de lançamento, o governador fez a entrega de quatro títulos de posse para mutuários locais. De acordo com o primeiro morador do Conjunto Nogueira Tapety I, Vicente Dantas Lopes, foi maravilhoso poder receber a escritura de sua casa. "É gratificante receber o documento de posse de minha casa pelas mãos do governador. Fazia muito tempo que lutava para que isso acontecesse”, relatou o aposentado de 75 anos.



» Siga-nos no Twitter