Piaui em Pauta

-
-
A vinda de outros médicos cuba

A vinda de outros médicos cubanos ao Piauí incomoda deputado.

Publicada em 06 de Março de 2014 �s 13h38


 Para tratar da vinda de mais 120 médicos cubanos para o Piauí até abril desse ano, o deputado Francisco Ramos (PSB), que por reiteradas vezes criticou o Programa Mais Médicos na Assembleia Legislativa, defendeu que o projeto logístico adotado pela Medida Provisória 621, para a execução do programa de saúde social, poderá não resolver o problema da saúde pública no Brasil, considerando o alto deficit na infraestrutura da rede pública brasileira.

» Siga-nos no Twitter

Ele explicou que a finalidade do Programa Mais Médicos consiste no atendimento junto ao Programa Saúde da Família, destinado aos atendimentos preventivos de pacientes brasileiros. O deputado reconheceu que o impedimento para o sucesso do Programa seja a falta de viabilidade estrutural e de recursos financeiros para a saúde no Brasil.

“Não sou contra os médicos cubanos. A minha crítica se deve a maneira como o programa foi criado e está sendo aplicado na saúde pública brasileira, um reflexo do desrespeito do governo federal para com o sistema de saúde, que em razão da falta de financiamento econômico para a gerência da mesma, o que tem gerado imensa insatisfação aos pacientes dependentes do SUS”, lamentou.

O deputado afirmou que nos últimos 10 anos foram desativados quase 200 mil leitos médicos no Brasil, resultando na qualidade duvidosa da saúde gratuita ofertada aos menos favorecidos economicamente.

A solução para o problema de infraestrutura no Piauí, respondendo questionamento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Temístocles Filho (PMDB), seria a construção de no mínimo quatro unidades de pronto socorros na Capital, que deverá ser gerido com ajuda de recursos da União e não apenas do município.


Aparteando Ramos, o deputado Marden Menezes (PSDB) elogiou o discurso do socialista, embora também proferindo críticas ao Programa Mais Médicos, em função da inviabilidade estrutural e qualidade dos profissionais vindos de Cuba. Para ele, a medida provisória foi gerida num momento de crise do governo federal, por meio de estratégias paliativas e duvidosas.
Tags: A vinda de outros mé - Para tratar da vinda

Fonte: ALEPI �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI