Piaui em Pauta

-
-
A FMS, em parceria com as comunidades, faz arrastão contra o Aedes aegypt

Ação Solidária de Combate à Dengue é reforçada em Teresina

Publicada em 18 de Maio de 2012 �s 13h59


A ação solidária de combate ao mosquito da dengue, que tive início na semana passada, vem sendo reforçada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nas sextas-feiras do mês de maio. A ação é realizada por intermédio da Gerência de Zoonoses (Gezoon), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Prefeitura de Teresina.

Nesta sexta-feira (18), a ação continua nos bairros Santa Maria da Codipi, Dirceu I e Parque Ideal. Na última semana, os serviços foram realizados nos bairros Santa Maria da Codipi, Vila irmã Dulce e Dirceu I, onde foram visitadas 448 casas distribuídas em 26 quarteirões nos três bairros.

Durante o trabalho, 95 agentes solidários e 32 agentes de endemias fizeram trabalho de divulgação e orientação acerca do controle do mosquito Aedes aegypti, aspiração nas residências e entrega de sacos plásticos para recolhimento do lixo pela SDU.

De acordo com o gerente da Gezoon, Elcio Leite, o primeiro dia de Ação Solidária recebeu grande apoio da população, que até reivindicou a expansão do trabalho para outros quarteirões que não estavam na programação.

"As pessoas reconhecem que a dengue é uma preocupação de toda a sociedade e solicitaram, inclusive, que os agentes de endemias visitassem outras casas que não estavam na programação da Gerência por não serem quarteirões positivos de infestação", comenta Élcio Leite.

Números - Teresina já notificou 3.523 casos de dengue até o momento, dos quais 1.322 foram confirmados. A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, afirma que o controle do mosquito vetor da dengue passa, antes de tudo, pela ajuda da população na limpeza de suas residências."As pessoas precisam entender que a saúde não é um valor, mas sim um direito e que cabe a cada um fazer valer a sua garantia. Precisamos que a população faça sua parte de cuidar da limpeza do seu quintal, para que sua residência não tenha criadouro do mosquito, além de alertar os vizinhos e colegas de trabalho sobre os cuidados com o acúmulo de água", alerta.

Limpeza - Juntamente com o trabalho de esclarecimento da população e eliminação dos criadouros do mosquito nas residências visitadas, a Prefeitura de Teresina está realizando mutirões de limpeza em vários pontos da cidade com o intuito de evitar que o lixo se acumule e apresente ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti.

Desde o início do mês de maio, a SDU Sul realizou capina e varrição nas Avenidas Barão de Castelo Branco, Barão de Gurguéia e na Rua Ministro Pedro Borges, além de roço e limpeza de galerias. As equipes passaram pelas áreas verdes do loteamento Porto Alegre I e na Vila Lucy.

Na zona Leste, já passaram por mutirão de limpeza os bairros Ininga, Vale Quem Tem, Loteamento Angélica (Ladeira do Uruguai), São Cristovão, Pedra Mole, Vila Teresa Brito e Morada do Sol.

Outras ações - Para diminuir o número de casos de dengue em Teresina, a FMS tem realizado parcerias com entidades como a Agespisa, Shopping da Cidade e empresas que trabalham com construção civil.

Na Agespisa, uma das principais ações da parceria será feita pelos leituristas, servidores que visitam mensalmente as casas para fazer a medição dos registros de consumo e entregar as contas de água. Já no Shopping da Cidade, será disponibilizada uma sala de ações de prevenção à saúde, na qual serão distribuídos folders educativos, preservativos, além da exibição de filmes para todos os visitantes e empreendedores.

A Prefeitura de Teresina também desenvolve trabalho de controle da dengue nos canteiros de obras das construtoras de Teresina, realizando capacitação com os técnicos de segurança das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). Durante o treinamento, os agentes de endemias da Gezoon se dirigem aos canteiros de obras e demonstram quais os possíveis locais em que o mosquito pode se reproduzir.

Outra ação desenvolvida durante todo o mês de maio é a capacitação dos idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade sobre os cuidados com o Aedes aegypti. Além disso, nesta semana, a FMS realizou palestra na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para representantes de várias entidades públicas, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Controladoria-Geral da União e Polícia Rodoviária Federal, com o intuito de capacitar os servidores públicos no controle do vetor dentro das repartições públicas.

O Presidente da FMS, João Rodrigues, afirma que o apoio da população e de outras entidades públicas e privadas é essencial no combate ao mosquito da dengue. "Queremos a parceria e o empenho das pessoas. O papel da Fundação, juntamente com a sociedade civil, é o de controlar o mosquito vetor da dengue para que este não se prolifere e não contamine tantas pessoas", finaliza o presidente.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Prefeitura de Teresina �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)