Publicada em 27 de Maio de 2015 �s 16h17
O Programa de Controle do Tabagismo da Agespisa preparou atividades especiais para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no próximo domingo, 31 de maio. Na sexta-feira (29), às 8h, no auditório do edifício sede da empresa, serão exibidos vídeos sobre tabagismo, e ex-fumantes darão depoimentos sobre a superação do vício.
Em seguida, será distribuído material informativo nos setores da empresa, alertando sobre as doenças causadas pelo cigarro, os benefícios de se parar de fumar e as formas de se libertar do vício.
Como parte da programação, o Programa de Controle do Tabagismo também vai marcar presença ao evento Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi). A mobilização vai acontecer no Parque Potycabana, a partir das 16h do próximo sábado, 30. No local, haverá ações que visam prevenir o uso do cigarro, divulgação de serviços de apoio ao fumante, panfletagens e abordagens junto aos frequentadores.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes. Em relação aos pacientes com câncer no pulmão, esse índice salta para 90% do total.