Piaui em Pauta

-
-
Alepi abre ano legislativo de

Alepi abre ano legislativo de 2021 e governador fará leitura da mensagem de forma virtual.

Publicada em 01 de Fevereiro de 2021 às 11h09


A Assembleia legislativa do Piauí (Alepi) inicia nesta segunda-feira (1º) os trabalhos para 2021. A partir das 11h, o governador Wellington Dias (PT) irá falar de forma virtual com os deputados, como forma de prevenção contra a Covid-19. Na mensagem do governo, os destaques serão a superação dos desafios de 2020 e as metas para 2021.

» Siga-nos no Twitter

O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), afirmou que as atividades serão retomadas de forma "sossegada" e confirmou que, além da participação virtual do governador, a abertura também contará com a presença de representantes do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado.

Ainda de acordo com o presidente, 30 deputados estaduais já tiveram Covid-19, mas serão tomadas as devidas medidas para evitar novas contaminações. A partir da abertura, as sessões acontecerão de forma mista, presencial e virtual.

Desafios do estado
Em entrevista à TV Clube, a secretária estadual de Planejamento, Rejane Tavares, falou sobre a atuação do governo na aplicação de recursos para recuperação da economia e geração de empregos.

De acordo com a secretária, o setor de agricultura familiar foi um dos mais afetados pelas paralisações e restrições do primeiro semestre de 2020. Ela explicou ainda que o maior impacto econômico foi o grande registro de perda de empregos entre maio e junho.

?Em novembro, tivemos uma certa recuperação, mas sabemos que as consequências reais da pandemia a gente começa a viver agora em janeiro, quando não tem mais o auxílio emergencial e temos um aumento de pessoas desempregadas e desocupadas. Tivemos um crescimento do número de trabalhos informais, 88% de atividades sem CNPJ?, disse.

Segundo a secretária, os investimentos do governo para este ano partem da aprovação de uma operação de crédito que será aplicada na recuperação de rodovias, melhorando as condições logísticas para o desenvolvimento de atividades produtivas e na geração de empregos com a demanda de mão-de-obra.

Já em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), a secretária apontou que estão sendo utilizados para reformas e construções de escolas, no intuito de otimizar a qualidade do ensino, além de gerar formas de trabalho.

?São essas possibilidades que o governo vem trabalhando, bem como a identificação de outras possibilidades de recursos externos que possam garantir atividades produtivas para o estado e, também, um trabalho de aprimoramento no processo de execução dos convênios federais?, disse.

A secretária disse ainda que a área da saúde foi o centro das atenções em 2020. Segundo ela, foram direcionados recursos de financiamento para auxiliar no aumento de leitos de UTI no período mais crítico da pandemia no Piauí.
Tags: Alepi - Assembleia legislati

Fonte: globo  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade CORONAVIRUS - OZONT
Publicidade FSA