Piaui em Pauta

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No Piauí, as escolas foram agrupadas em 35 polos de coordenação.

Alunos de todo o Piauí iniciam avaliação do Saeb

Publicada em 10 de Novembro de 2015 �s 16h49


  												Estudantes fazem avaliação						 (Foto:Divulgação)					Estudantes fazem avaliação (Foto:Divulgação)

Cerca de 1400 escolas de ensino fundamental e médio começaram nesta segunda-feira (9) a aplicar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma das componentes da nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). As provas são realizadas até o próximo dia 19 nas escolas públicas e privadas dos 224 municípios do Piauí.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Norma Ramos, explica que a responsabilidade é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), abrangendo a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb).

“Ambas contemplam testes de leitura e de matemática e os resultados oferecem subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas de educação básica, além de serem componentes na nota do IDEB”, explica.

No Piauí, as escolas foram agrupadas em 35 polos de coordenação. Os aplicadores passaram por formação e discutem com os diretores escolares o melhor dia e horário para aplicar o teste, que dura 2h30min.

Mais sobre os exames

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil, é censitária, abrange estudantes do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries), matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais, cerca de 5 milhões de estudantes em todo o Brasil.

De caráter amostral, a Aneb afere, em 1.415 municípios, mais de 180 mil estudantes de 3,8 mil escolas, matriculados em instituições públicas e particulares no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental e na terceira (ou quarta) série do ensino médio regular.

Estudantes, professores, diretores e aplicadores também respondem a questionários contextuais, que servem como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, nível socioeconômico e cultural, formação profissional, práticas pedagógicas e formas de gestão.

 



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Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
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