Piaui em Pauta

-
-
Amadeu Campos quer criar Centr

Amadeu Campos quer criar Centro Integrado de Reabilitação Municipal.

Publicada em 21 de Setembro de 2016 �s 21h31


O candidato à prefeitura de Teresina pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Amadeu Campos, participou nesta quarta-feira (21) de entrevista no PITV 1ª edição e disse que vai criar a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e o Centro Integrado de Reabilitação Municipal .

» Siga-nos no Twitter

“No Ceir do Estado hoje temos uma fila de cerca de 800 pessoas aguardando para serem atendidas nas quatro deficiências, física, intelectual, auditiva e visual. Nós vamos criar o Ceir municipal, com metade da capacidade de atendimento do atual Ceir, para atender principalmente população da Zona Norte e Leste. Vamos fazer o Centro de Reabilitação com apoio do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde”, disse.
Sobre a questão da falta de experiência em gestão pública, o candidato destaca que sua vivência no jornalismo, ouvindo reivindicações da população associado a um bom programa de governo garante a ele a condição de administrar a cidade.
“A vida me preparou para este momento. São 32 anos como jornalista escutando diariamente as reinvindicações, as angústias da população de Teresina, então vivenciando e tendo esta sensibilidade. Eu agora posso dar um passo a diante, enquanto prefeito vou poder dar conta de resolver estes problemas. Eu sei o que precisa ser feito, sei como fazer e eu vou fazer”, garantiu.
Quando questionado sobre as propostas ousadas na área de saúde, como a construção de hospitais de alta complexidade, que não é competência do município, Amadeu Campos explicou que vai trabalhar em parceria com o governador Wellington Dias para garantir a execução das suas propostas.
“As pessoas querem parar de dormir em fila e não conseguir uma consulta e ter um retorno rápido. Para que isso ocorra, não basta apenas o esforço do município. Nós vamos inclusive requalificar os gastos com saúde. Teresina hoje gasta mais de 30% do seu orçamento com saúde, mas gasta mal”, reclamou.
De acordo com Amadeu Campos, o prefeito errou ao dividir os órgão em Secretaria, Fundação Hospitalar e Fundação de Saúde e afirma que vai fazer a reunificação destes órgãos "evitando gastos nas atividades meio e colocando recursos onde eles são necessários, nos postos de saúde e hospitais de bairros”, declarou.
O candidato destacou que em sua administração haverá maior parceria entre prefeito e governador, o que garante uma melhor gestão. “Vamos fazer a maior parceria entre o governador e um prefeito de Teresina”.
Sobre o abastecimento irregular de água em Teresina, a precariedade dos serviços e a renovação da concessão com Agespisa, que foi assinada por um gestor do mesmo partido do candidato, Amadeu Campos reconheceu que é precário o abastecimento de água em Teresina e que a partir de 1º de janeiro, quando assumir a prefeitura, irá chamar o governador e a Agespisa para pedir a definição de metas a curto prazo e um plano de ação imediata. Caso contrário, a prefeitura vai cancelar o contrato.
O candidato garantiu que para a zona rural irá otimizar o gasto do dinheiro da merenda escolar na compra da produção agrícola local. “O Ministério da Educação permite que se gaste todo o dinheiro da merenda em produtos da cidade e infelizmente hoje esse gasto é irrisório, é inexistente”, destacou.
Outro projeto do candidato é quanto a um projeto de energia solar. “Vamos montar na zona rural de Teresina uma usina de energia solar, numa área de cinco hectares de terra para gerar cinco megawatt, energia suficiente para abastecer todos os prédios públicos. É um investimento que se paga em oito anos. Também vamos incentivar que as pessoas coloquem placas solares nas residências”.
Tags: Amadeu Campos quer - O candidato à prefe

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)