Piaui em Pauta

-
-
Amiga de vítima de estupro no

Amiga de vítima de estupro no Piauí pode responder por coautoria.

Publicada em 17 de Junho de 2016 �s 14h35


A amiga da vítima do estupro coletivo ocorrido em Sigefredo Pacheco, Norte do Piauí, pode responder pela coautoria do crime, segundo informou o delegado Laércio Evangelista, que preside o inquérito. De acordo com ele, a jovem estava no mesmo local onde o abuso ocorreu e não interveio na situação. Quatro suspeitos de participação no estupro coletivo foram presos na tarde de quinta-feira (16) e um outro está foragido.
“Essa amiga pode responder por coautoria, incluída no artigo 29 do Código Penal, e já foi ouvida pela polícia. Ela estava no local tendo relações sexuais com um dos suspeitos, presenciou o abuso e não interveio", afirmou o delegado.
O artigo 29 do Código Penal diz que "quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade".

» Siga-nos no Twitter



Em depoimento à polícia, a testemunha chegou a afirmar que a vítima estava desacordada quando foi levada para casa por dois, dos cinco rapazes que estavam no carro quando o vídeo foi gravado. Ela contou ainda, que ficou com um dos rapazes, mas não soube dizer se o outro abusou da amiga. Já a vítima disse não lembrar de nada do que aconteceu.
Uma das imagens a qual a polícia teve acesso mostra a moça visivelmente sem reação, deitada na cama com o vestido levantado e as partes íntimas à mostra. Na foto, um homem seminu aparece sentado próximo a ela. Já em um dos vídeos, que foi gravado dentro de um carro, mostra os rapazes debochando da vítima enquanto um deles a toca na vagina e ela não esboça qualquer reação. Todo o material foi compartilhado pelo WhatApp.
Segundo o delegado Laércio Evangelista, após a prisão dos quatro homens, eles confessaram que outros dois vídeos foram gravados e mostram a vítima em situaçõs absurdas e constrangedoras. Todos vão responder pelos crimes de estupro de vulnerável e difamação, já que compartilharam vídeos e fotos com o abuso realizado contra a vítima.
Pré-candidato a prefeito investigado
A Polícia Civil se debruça ainda em busca de pessoas suspeitas de tentar obstruir as investigações. Uma delas é um pré-candidato a prefeito de Sigefredo Pacheco, que teria procurado os suspeitos e sugerir que eles fizessem a oferta de dinheiro à vítima para que ela não denunciasse o caso.
"Nosso trabalho agora é para identificar estas pessoas que estavam atrapalhando as investigações. No depoimento, a vítima e sua amiga, afirmaram que um pré-candidato a prefeito de Sigefredo Pacheco tentou fazer com que ela não denunciasse o abuso à polícia”, falou o delegado.
Ainda de acordo com o Laércio Evangelista, os suspeitos confirmaram em depoimento que ofereceram dinheiro à vítima para que ela não fizesse a denúncia.
Suspeitos foram presos
Quatro suspeitos de envolvimento no estupro coletivo foram presos e um continua foragido. A Justiça expediu o mandado de prisão preventiva para os cinco homens que aparecem no vídeo em que a vítima está desacordada e sendo abusada.

“Informalmente, todos confessaram participação no vídeo e um deles admitiu que houve conjunção carnal com a vítima”, disse o delegado.
O crime aconteceu no dia 3 de junho, mas a denúncia só foi feita 11 dias depois na cidade de Campo Maior. Ainda de acordo com o delegado Laércio, os suspeitos têm 18, 22, 23, 25 e 27 anos. Apenas o de 22 anos segue foragido. Todas as prisões foram realizadas na cidade de Campo Maior, distante 80 km de Sigefredo Pacheco.
Para o G1, a mulher abusada afirmou que dois dos suspeitos chegaram a procurá-la e oferecer dinheiro para que ela não denunciasse o caso. A proposta foi feita quando a moça procurou os rapazes para saber do seu celular que havia desaparecido e saber por que haviam gravado e divulgado o vídeo em que aparece sendo abusada.
“Ofereceram dinheiro para eu não levar adiante. Disseram que eu podia pedir a quantia que quisesse para não denunciar”, falou.
Vítima reconheceu três, diz advogada
Segundo a advogada da jovem sua cliente reconheceu três homens que aparecem no vídeo em que mulher aparece sem roupa e desacordada.

Josefa Miranda comentou ainda que a moça teve conhecimento da violência sofrida após comentários de que imagens delas circulavam pelo WhatsApp. “Ela teve dificuldades para formalizar a denúncia devido à ausência de escrivães na cidade onde mora, mas já disse ao delegado que investiga o caso que conhece três rapazes que aparecem no vídeo”, revelou.

Ninguém da Polícia Civil do Piauí foi encontrado para comentar a falta de escrivães em Sigifredo Pacheco, que fica distante 80 km de Campo Maior.

Outros casos
O fato mais recente ocorreu em Pajeú do Piauí na terça-feira (7). Uma menina de 14 anos foi violentada sexualmente por quatro rapazes, sendo três adolescentes e um maior de idade. A mãe da vítima chegou a flagrar o estupro que ocorreu no banheiro de um ginásio poliesportivo.

No dia 20 de maio deste ano, uma garota de 17 anos foi encontrada desacordada e amarrada com uma de suas peças de roupa em Bom Jesus, Sul do estado. Quatro adolescentes e um jovem de 18 anos são investigados por suspeita de estuprar a moça.

Em maio do ano passado, quatro adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foram brutalmente agredidas, estupradas e arremessadas do alto de um penhasco na cidade de Castelo do Piauí. Quatro menores foram apreendidos e um maior de idade preso suspeito de participação no crime.
Tags: Amiga de vítima de - A amiga da vítima do

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI