Piaui em Pauta

-
-
Anitta relembra origem e inaug

Anitta relembra origem e inaugura funk no Palco Mundo em show sem conversa no Rock in Rio.

Publicada em 05 de Outubro de 2019 �s 19h22


Demorou, mas aconteceu. Anitta estreou Rock in Rio neste sábado (5), relembrando a origem funkeira - uma estratégia já esperada para sua primeira vez na edição brasileira do festival, após anos de negociações e a participação em Lisboa, em 2018.

» Siga-nos no Twitter

É o primeiro show em que o gênero, nascido nos morros do Rio, aparece com força no Palco Mundo, o mais importante do evento carioca.

"Eu quero muito agradecer a todos vocês, porque vocês me colocaram aqui hoje", disse Anitta, em uma das poucas vezes em que falou com o público.

"Se eu fosse contar tudo que passei até chegar aqui, talvez vocês não acreditassem. Por isso, hoje, quero agradecer a mim, porque eu não desisti."
Em seguida, gastou seu bordão. "Vocês pensaram que eu não ia rebolar minha bunda no Rock in Rio?"

A pergunta abre "Movimento da sanfoninha", instrumental de funk em que brilha o quadradinho, famoso passo de dança da cantora.

O momento mais funkeiro do setlist ficou para o fim. De top e uma mistura de shortinho e calça jeans, ela cantou "Vai nalandra", "Bola rebola", "Favela" e "Onda diferente". Sem fôlego, dançou na passarela perto do público.

O primeiro a entrar no palco foi o MC Andinho, que mostrou um medley com clássicos do funk carioca - entre eles, o "Rap da felicidade", de Cidinho e Doca, atrações do Espaço Favela.

Depois, em um macacão justo e sem muita conversa, Anitta rebolou com "Show das poderosas" e "Bang", que ganharam coro da plateia. A reação só esfriou um pouco em "Medicina", a primeira em língua estrangeira.

Mesmo em músicas com apelo mais pop, como "Sin miedo", voltada ao mercado internacional, usou passos de dança característicos do funk à frente de um cenário que remonta suas primeiras apresentações no Furacão 2000. A produtora foi a principal divulgadora do funk carioca nos anos 1990 e 2000.

No intervalo para uma troca de figurino, antes de uma sequência romântica, exibiu no telão imagens de florestas e as frases "Você precisa de ar" e "Nosso desafio é sobreviver", um aceno à causa ambientalista. Nas redes sociais, a cantora é alvo de piadas pela falta de engajamento em outras pautas.

Poderia ser mais tarde, né?
Anitta foi escalada para abrir o Palco Mundo no penúltimo dia de festival, antes de H.E.R, Black Eyed Peas e e Pink. Uma decisão controversa da organização do festival, já que a expectativa para sua participação era digna de headliner.


Dias antes, grupos de fãs organizados, em ligação direta com a equipe de Anitta, encheram as redes sociais de fotos e vídeos antigos da cantora. Na mesma operação, passaram a chamá-la de MC Anitta, referência ao nome que usava no início da carreira.

Por que demorou tanto?

Todo alvoroço tem um motivo. Anitta é requisitada pelo público no Rock in Rio desde a edição de 2015. Em 2017, uma campanha pediu a cantora como substituta de Lady Gaga, que cancelou sua apresentação de última hora.


No mesmo ano, ela chegou a conversar com a organização sobre uma participação no show de Fergie, mas não houve acordo.

Roberto e Roberta Medina, organizadores do festival, já disseram que ela só teria espaço com "contexto".

Mas foi difícil escapar do poder das tags no topo da internet. Acabaram concluindo que colocar Anitta na programação era uma "obrigação". Por causa disso, até aceitaram ceder espaço para o funk, até hoje esnobado pelo Rock in Rio, apesar de dominar paradas musicais do país.

E foram tantos anos de espera que ela dobrou a estreia. Depois de seu próprio show, ainda cantará mais tarde com o Black Eyed Peas, banda com a qual lançou a parceria "eXplosion".

Tags: Anitta relembra - Demorou, mas acontec

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI