Piaui em Pauta

-
-
A data será marcada por uma semana de atividades, de 16 a 20 de maio.

Antonino Freire completa 106 anos com inauguração de memorial

Publicada em 02 de Maio de 2016 �s 12h39


  												Centro de Formação dos Profissionais da Educação.						 (Foto:Divulgação)					Centro de Formação dos Profissionais da Educação. (Foto:Divulgação)

Com o lema "Construindo a História da Educação Piauiense", o Centro de Formação Antonino Freire completa, no dia 15 de maio, 106 anos de aniversário. A data será marcada por uma semana de atividades, de 16 a 20 de maio.

De acordo com a diretora da instituição, Gildete Milu, o ápice das comemorações será a inauguração de um memorial, no dia 17 de maio, que vai homenagear os ex-diretores da instituição e estará aberto à visitação durante toda a semana. Na mesma ocasião, também serão feitas homenagens de honra ao mérito e apresentações culturais.

A criação do memorial visa preservar o acervo do patrimônio educativo por entender que este é um legado para as futuras gerações. "Como o Centro de Formação possui em seu arquivo documentos da fundação da Escola Normal Oficial do Piauí e do Instituto de Educação Antonino Freire que não se encontram catalogados, embora sirvam de base a muitos pesquisadores piauienses, entende-se que é necessária sua preservação a partir de implantação de um memorial", justifica a direção.

O memorial fará o resgate da história do Antonino Freire ao longo de mais de um século de trabalho pela educação piauiense, mostrando sua contribuição para a história da educação no estado. O memorial é um divisor de águas, tendo em vista que nessa nova fase a missão da antiga escola normal passa a ser a educação continuada dos servidores da rede estadual de ensino do Piauí.

Nessa nova fase, o antigo Instituto de Educação Antonino Freire passou a ser um Centro de Formação dos Profissionais da Educação, que tem como missão cuidar da qualificação dos servidores da rede pública visando elevar os indicadores da educação piauiense.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI