Piaui em Pauta

-
-
O curso vai abordar desde técnicas de redação oficial até a parte pedagógica de

Antonino Freire realiza formação de secretariado escolar

Publicada em 07 de Junho de 2016 �s 17h00


  												Formação de secretariado escolar no Instituto Antonino Freire						 (Foto:Divulgação)					Formação de secretariado escolar no Instituto Antonino Freire (Foto:Divulgação)

Começou nesta terça (7), no Centro de Formação Antonino Freire, o curso de formação continuada de Secretariado Escolar para profissionais da rede pública estadual de educação, que atuam na função de técnico em secretaria escolar ou auxiliar de secretaria e que não tem a formação técnica. O curso vai abordar desde técnicas de redação oficial até a parte pedagógica de como lidar com a comunidade escolar.

O curso está dividido em módulos e acontece pela manhã duas vezes pormês até o mês de novembro desse ano. A diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, destacou a importância do trabalho desenvolvido por esse profissional para que a parte administrativa da escola funcione bem. “O secretário escolar é como o coração da escola”, comparou Gildete.

O diretor de formação, Sebastião Ferreira, lembrou que a formação adequada otimiza o trabalho e economiza recursos. “Isso representa melhoria na qualidade do serviço e economia de tempo, recursos humanos e financeiros, enfim, facilita a racionalidade do serviço”, diz Sebastião. Segundo gerente de formação, Rogério Oliveira, todo esse processo contribui para formação de um sujeito mais crítico e consciente de sua função na sociedade.

Formação Para os profissionais da área, a iniciativa agrega valor ao trabalho que desenvolvem por capacitá-los do ponto de vista técnico, pois a maioria não tem formação específica. “Depois de 17 anos trabalhando na educação infantil, passei a atuar na secretaria esoclar. Hoje vejo que temos muito aprender e que estamos engatinhando em itens como as novas tecnologias”, avalia Creuzelita Ferreira da Silva, da Escola Helena Aquino.

De acordo com Gilzônia Cardoso, o curso é de fundamental importância para o desempenho do trabalho. “Aqui, podemos conhecer melhor as técnicas administrativas e trocar experiência com outros profissionais da área”, diz a secretaria. Para Francisca Andrade da Unidade Escolar Joel Ribeiro, o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

O secretário escolar Cícero José Araújo explica que o curso é muito válido por aperfeiçoar a formação da equipe para lidar com os conhecimentos na área da educação. “Já participei de vários cursos como, por exemplo, o Profuncionário e aqui estou atualizando meus conhecimentos”, explica Cícero.

Para a secretária Maria Elisane Ribeiro, que trabalha na Escola Aurea Leão, no bairro Três Andares, o curso é muito positivo. “Estou feliz pelo curso e triste porque já tenho 28 anos de secretaria e já vou me aposentar. Queria já ter trazido alguém para ser treinado para ficar em meu lugar”, pondera.

O curso está sendo ministrado pelo diretor de formação Sebastião Ferreira, o gerente do núcleo gestor, Rogério Oliveira e as professoras Carla Valéria Melo e Franciane Sousa.  



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI