Piaui em Pauta

-
-

Ao completar 106 anos, Instituto Antonino Freire recebe memorial e será reformado

Publicada em 17 de Maio de 2016 �s 15h12


  												Comemorações marcam 106 anos do Instituto Antonino Freire						 (Foto:Ascom Seduc)					Comemorações marcam 106 anos do Instituto Antonino Freire (Foto:Ascom Seduc)

O Centro de Formação Antonino Freire completou 106 anos nesta terça-feira (17) com a inauguração de um memorial que reúne peças e documentos desde a fundação da antiga Escola Normal. Também foram homenageados a ex-diretores e ex-alunos e promovidas apresentações artísticas e confraternização. As comemorações continuam durante toda esta semana no auditório da instituição, com palestras, mesa redonda e debates com a participação de alunos e professores.

Na ocasião, a secretária de Educação, Rejane Dias, representou o governador Wellington Dias e ressaltou a importância do resgate da história da instituição e a preocupação de sua gestão com os desafios que se apresentam hoje como a reforma do prédio e a qualificação dos professores. “O memorial é de suma importância pois o centro tem sido referência na educação piauiense. Mas também estamos trabalhando para implementar as mudanças necessárias garantindo melhor qualificação para os professores e melhores condições de funcionamento da escola”, destacou, anunciando que o prédio passará por uma reforma. 

A diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, que foi aluna da instituição na década de 1980, frisou a importância de valorizar o histórico do instituto bem como o esforço conjunto da equipe para se firmar enquanto Centro de Formação de Professores. “Um dos nossos principais focos é a formação continuada”, destacou. 

A ex-diretora Angelina Etelvina de Amorim que falou em nome de todos os homenageados, disse que, ao chegar, ficou emocionada com o contexto criado (as recepcionistas vestidas de normalistas, o hino interpretado pela funcionária Fátima Ferreira) que a fez reviver a época em que foi aluna, professora e gestora da instituição.

A programação continua nesta quarta-feira (18) a partir das 9h com uma mesa-redonda com o tema arquivo. Na quinta-feira (19), às 8h, será realizada uma roda de conversa com ex-diretores e na sexta-feira (20), a partir das 9h acontece uma mesa-redonda com o tema: “Formação de Professores e memorial”, além de apresentações artísticas. 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA