O ex-presidente da Fifa João Havelange está internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com uma infecção respiratória. A notícia foi publicada na coluna "Ancelmo Gois" do jornal "O Globo" e confirmada pela assessoria de imprensa do hospital na manhã desta sexta-feira.
Um boletim médico divulgado no fim desta manhã pela assessoria de imprensa do hospital explicou que o ex-dirigente de 98 anos deu entrada na última quarta-feira com um quadro de infecção, mas seu estado de saúde é estável.
Na nota enviada pelo hospital, Havelange é identificado como presidente de honra da Fifa. Há um ano, no entanto, o brasileiro renunciou ao cargo após a investigação do caso ISL. A revelação foi feita em um relatório divulgado pelo Comitê de Ética da entidade, em abril de 2013. Havelange também foi presidente da Fifa de 1974 a 1998.
Em 2011, ele também já havia deixado de ser membro do Comitê Olímpico Internacional. Ex-nadador e jogador de polo aquático, o ex-dirigente disputou duas Olimpíadas (1936 e 1952) e, em 1963, passou a fazer parte do quadro do COI, onde era o mais antigo membro com direito a voto.
Confira o boletim médico na íntegra:
"O Hospital Samaritano (Rio de Janeiro) informa que o presidente de honra da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), João Havelange, deu entrada na instituição nessa quarta-feira (4/6), em razão de uma infecção respiratória. O estado de saúde de Havelange é considerado estável e a alta deverá ocorrer nos próximos dias."