Piaui em Pauta

Campanha Cuidados Coronavírus
Apenas 37 municípios do Piauí

Apenas 37 municípios do Piauí possuem rede de esgotamento sanitário, diz IBGE.

Publicada em 22 de Julho de 2020 às 21h39


Apenas 37 dos 224 municípios do Piauí possuíam esgotamento sanitário por rede coletora em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados nesta quarta-feira (22) foram coletados com as empresas prestadoras dos serviços. Segundo elas, das 37 cidades, em 25 delas o esgotamento estava funcionando e em 12 em processo de implantação.

» Siga-nos no Twitter

No ano em que foi realizada a pesquisa, o estado possuía uma rede de esgotamento sanitário de 902 quilômetros de extensão e 97 mil ligações de esgoto ativas, sendo que 88 mil eram do tipo residencial. Dentre as ligações residenciais, 629 recebiam desconto para o pagamento da tarifa/taxa referente ao serviço.

Das 37 cidades, em 13 delas eram cobradas o serviço. Outro dado importante é de que somente 32% do total dos municípios com esgotamento sanitário faziam o descarte de esgoto sem tratamento em lagos e rios.

As prestadoras de serviço informaram que em sete municípios piauienses foi declarado que a disposição final do esgoto sem tratamento era feita em lagos ou lagoas. Em uma cidade, as entidades afirmaram que o descarte era feito em rios.

Cresceu o número de municípios abastecidos com água da rede geral
O IBGE também revelou que de 2000 para 2017, cresceu 10% o número de cidades do Piauí que contam com serviço de abastecimento de água proveniente da rede geral. Eram 200 cidades em 2000, quantidade que passou a 220 em 2017.

Das 926 mil residências abastecidas pela rede geral, cerca de 15 mil receberam algum tipo de subsídio com relação ao pagamento da tarifa. O principal critério para concessão de subsídio era a inscrição em programas sociais governamentais, utilizado em 109 municípios.

Tratamento da água

O instituto também informou que em 143 cidades do estado com Estações de Tratamento de Água (ETAs) ou Unidades de Tratamento Simplificado (UTSs), o tratamento da água era a simples desinfecção. Já em 28 municípios, o tratamento era convencional. Em 131 havia o controle interno de qualidade da água.

Tags: Apenas 37 municípios - Apenas 37 dos 224

Fonte: globo  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS - OZONT