Piaui em Pauta

-
-
Após 10 dias no Rio, Bolsonaro

Após 10 dias no Rio, Bolsonaro desembarca em Brasília para posse na terça-feira.

Publicada em 30 de Dezembro de 2018 �s 09h22


Depois de 10 dias no Rio de Janeiro, onde passou o Natal com a família, o presidente eleito Jair Bolsonaro desembarcou na Base Aérea de Brasília na tarde deste sábado (29), a três dias da posse presidencial, marcada para a próxima terça (1º).

» Siga-nos no Twitter

Bolsonaro ficará o resto do sábado na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.

Um grupo de cerca de 40 motociclistas apoiadores de Bolsonaro foi até a Granja do Torto para receber o presidente eleito, com faixas em que se lê "Ele sim" e "Missão cumprida". Quando chegou ao local, Bolsonaro cumprimentou o grupo e agradeceu o apoio.

Neste domingo (30), Bolsonaro receberá informações sobre o roteiro da posse presidencial por parte dos funcionários responsáveis pela organização do evento.

O presidente eleito deverá passar a noite de réveillon com familiares e amigos na Granja do Torto, segundo a assessoria.

Posse presidencial
As etapas da posse presidencial, na próxima terça, vão ocorrer em quatro locais: Catedral Metropolitana de Brasília, Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

Devem participar entre 250 mil a 500 mil pessoas, que poderão acessar a região central da cidade como pedestres a partir de entradas próximas à rodoviária, onde haverá quatro linhas de revista.


A Esplanada será interditada para veículos a partir da 0h do dia 30 de dezembro até 8h de 2 de janeiro.

Roteiro
Confira a programação prevista da posse de Jair Bolsonaro na próxima terça:

14h30: Jair Bolsonaro sairá da residência da Granja do Torto acompanhado pela futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em carro fechado rumo à Catedral de Brasília. Existe a possibilidade de o presidente participar de um breve culto ecumênico no local.
14h45: Da Catedral, Bolsonaro e a esposa seguirão para o Congresso Nacional. Ainda não está definido se o percurso será em carro fechado, um modelo blindado, ou aberto no Rolls Royce, fabricado em 1952 e que, desde a chegada ao Brasil, transportou todos os presidentes da República.
15h: está previsto o início da sessão solene do Congresso na qual será assinado o termo de posse por Jair Bolsonaro e pelo futuro vice-presidente Hamilton Mourão. A partir deste momento, inicia-se o mandato do político do PSL. A sessão será presidida pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).
16h10: haverá uma cerimônia na área externa ao Congresso em que Bolsonaro passará em revista as tropas militares e, se não estiver chovendo, haverá uma salva com 21 tiros de canhão.
16h25: Encerradas as homenagens militares, Bolsonaro seguirá ao Palácio do Planalto. Ele subirá a rampa principal do palácio e será recebido por Michel Temer.
16h35: O atual presidente da República passará a faixa presidencial para Bolsonaro, que poderá fazer um discurso à população.
17h30: Bolsonaro dará posse aos 22 ministros indicados para compor a Esplanada dos Ministérios no seu governo.
18h45: Após dar posse aos ministros, Bolsonaros seguirá ao Palácio do Itamaraty. Na sede do Ministério das Relações Exteriores, o presidente empossado oferecerá um coquetel para as missões estrangeiras que vão participar da posse presidencial.
20h30: previsão de encerramento do coquetel; Bolsonaro deve seguir ao Palácio da Alvorada.

Autoridades internacionais
De acordo com informações do Itamaraty, foram convidados para a cerimônia de posse presidencial todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, assim como todos os organismos internacionais que contam com a participação brasileira. O Brasil tem relações com todos os outros 192 países membros da Organização das Nações Unidas.

De acordo com o Itamaraty, confirmaram presença 12 chefes de Estado e de Governo, três vice-presidentes, 10 chanceleres, 14 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais.

Dentre os chefes de Estado, comparecerão o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Chile, Sebastian Piñera. O representante dos Estados Unidos será o secretário de Estado, Mike Pompeo.
Tags: Após 10 dias no Rio, - Jair Bolsonaro dese

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA