
O governo do Piauí fará um recadastramento dos servidores públicos estaduais a partir de janeiro de 2015. De acordo com o futuro secretário de administração, Francisco José, a medida visa identificar o número de servidores concursados e terceirizados, para logo após a finalização do estudo ocorrer uma redução nos cargos comissionados. Segundo ele, atualmente, o governo do estado tem 3.200 cargos comissionados e pretende reduzir este número em 50%.
“Solicitamos ao Tribunal de Contas do estado o recadastramento dos servidores públicos, pois queremos que este trabalho seja feito em parceria com os órgãos de controle e com total transparência. Em um breve estudo percebemos que o número de prestadores de serviços está bem acima do que é permitido por lei, por isso vamos diminuir as despesas com o corte dos cargos comissionados”, afirmou o futuro secretário.
Após o levantamento, os próximos passos adotados pela nova gestão serão a reorganização da folha de pagamento. “Este será um grande desafio porque temos que agilizar o controle de despesas, com pagamento de pensionistas e inativos do estado. Além disso, existem muitos servidores na iminência de se aposentarem e por isso a previdência terá uma atenção especial nesta nova gestão. Temos que criar um fundo para que não seja preciso fazer reembolsos”, finalizou.