Piaui em Pauta

-
-
Secretário pede demissão no AM

Após festa em presídio, secretário pede demissão no AM.

Publicada em 30 de Março de 2012 �s 23h29


 Desgastado pela divulgação, nesta semana, de imagens de presos em uma festa dentro de um presídio do Estado, o secretário de Justiça do Amazonas, Lélio Lauria, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (30).

» Siga-nos no Twitter

Diretor de presídio é afastado no AM após presos fazerem churrasco

Lauria, que é promotor de Justiça, estava no cargo desde 2004, quando foi nomeado pelo ex-governador do Amazonas e hoje líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB).

O ex-secretário disse à Folha ter sido "traído por pessoas desonestas", em referência a funcionários da segurança na Unidade Prisional de Puraquequara, em Manaus, onde houve a festa dos presos.

Imagens da festa, divulgadas em redes sociais, mostram presos bebendo e fazendo churrasco. Um detento identificado como Alessandro Barbosa aparece com um barril de cinco litros de cerveja no ombro e copo na mão. Outros detentos assistem filmes em TV de tela plana.

Investigações da secretaria indicam que a festa ocorreu em novembro de 2011. Os presos se reuniram em um corredor de acesso a dez celas da galeria dois do presídio, que fica na zona rural de Manaus.

Lauria disse ainda ser inevitável relacionar sua saída ao episódio, que classificou como "gravíssimo", e defendeu apuração. "As pessoas que facilitaram isso [festa] têm que ser punidas."

A Secretaria de Justiça já havia afastado, na terça-feira (27), o diretor da unidade, Oton Bittar, no cargo havia dois meses.

Também foi aberta sindicância para apurar o caso em até 30 dias. Funcionários envolvidos poderão ser demitidos. Segundo o governo do Amazonas, os presos envolvidos foram transferidos para outras unidades e vão responder a um processo disciplinar, perdendo direito a visitas nos fins de semana.

A Secretaria da Justiça é responsável pela administração de 18 unidades prisionais no Amazonas. São 6.270 detentos sob custódia, sendo 3.881 em Manaus.

A assessoria do governador Omar Aziz (PSD) disse que ele aceitou a demissão de Lauria, mas ainda não indicou um substituto.
Tags: Desgastado pela - Justiça do Amazonas

Fonte: folha.com �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI