Piaui em Pauta

-
-
Após prefeito ter prisão decre

Após prefeito ter prisão decretada, vice é empossado no cargo em Itaueira.

Publicada em 23 de Setembro de 2020 �s 23h46


A Câmara Municipal de Itaueira empossou nessa terça-feira (22) o vice-prefeito Patrice Teixeira Leitão (PTB) após a justiça determinar o afastamento do prefeito Quirino Avelino (PTB). O titular teve a prisão decretada, mas não foi localizado e é considerado foragido.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí, Quirino é suspeito de liderar uma organização criminosa de lavagem de dinheiro público e desvios de recursos. A investigação resultou na Operação Perpetuatio, deflagrada semana passada pelo órgão.

Vice-prefeito de Itaueira é empossado após prefeito ter prisão decretada

Além de Quirino, foram decretadas as prisões do secretário de obras do município, Gaston de Sousa Cavalcante e de dois empresários. Até o momento, apenas o empresário Jeremias Pereira da Silva foi preso.

Segundo o MP, os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38, sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos. Além disso, o Gaeco ofereceu uma denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito e outros envolvidos pelos crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e entre outros.

Investigação

De acordo com o Ministério Público, o prefeito Quirino de Alencar Avelino é suspeito de liderar organização criminosa com objetivo de fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público.

"Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão", informou o MP.
O MP informou que apura três fatos suspeitos na prefeitura:

Suspeita de aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde;
Construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias
A não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.
Tags: Após prefeito ter - A Câmara Municipal

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI