Piaui em Pauta

-
-
Aprovada em medicina, mãe cons

Aprovada em medicina, mãe conseguiu emprego em pré-vestibular para poder estudar.

Publicada em 16 de Outubro de 2023 �s 09h41


 Alane Vaessy, aos 36 anos, conseguiu realizar o sonho de cursar medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mãe solo de dois meninos, ela teve de se equilibrar para conseguir cuidar dos filhos, trabalhar e estudar até conseguir a almejada aprovação.

» Siga-nos no Twitter

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Alane conta que seu pai deixou uma motocicleta para ela e o irmão, os dois venderam e dividiram o dinheiro. A quantia, segundo a estudante, deu para pagar um ano do pré-vestibular Equação Certa em 2020.

"Eu gostava muito do meu pai, mas a vida nos fez levarmos caminhos diferentes. Quando ele morreu eu pensei na vida, o que queria fazer da minha vida. E com o que ele deixou pra mim, paguei o pré-vestibular em 2020. Aí veio a pandemia e com ela vários problemas e não consegui passar naquele ano, mas não desisti e então a tão sonhada aprovação veio no Sisu 2023.1", conta Alane.

Com mais um ano de estudos pela frente, ela não tinha como pagar os estudos particulares. Os professores da instituição então ofereceram um emprego na escola para ela. Assim, ela trabalhou como monitora em 2021/22, com direito ao material didático e assistir algumas aulas, até conseguir a tão sonhada aprovação.

Autônoma e mãe solo
Alane é mãe solo de dois meninos, Enzo de 13 e Eric de 15 anos. Para completar a renda, ela produz salgados, lanches para vender na escola onde eles estudam em Campo Maior, além de fazer bolos sob encomenda para aniversários e comemorações.

Ela produz os salgados na madrugada, antes de pegar o ônibus às 5h na rodoviária de Campo Maior para estudar em Teresina. Segundo ela, seus filhos sempre entenderam a rotina e apoiaram seus trabalhos.


"Nossa! Eles têm orgulho demais de mim. Falam para os amiguinhos da escola que eu estudo e trabalho. Ficam muito felizes", afirma, rindo, Alane.

Dicas
Alane também pontuou algumas dicas que a ajudaram a ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a estudante, é importante fazer simulados e focar na redação.

Para isso, o aluno pode:

Ler atentamente redações que tiraram nota mil em edições anteriores, observando o que há de comum entre elas;
Escrever uma dissertação por semana e mostrá-la a um professor para que ele aponte os principais erros. Não adianta redigir dezenas de textos e não ter uma orientação após a finalização de cada um.
"O que eu fiz mais que eu vejo que foi muito válido é ter um caderno de erros, as questões que eu errava, eu anotava nesse caderno colocando o que eu tinha errado, por que aquela questão estava certa, eu sempre pontuava essas coisas. Reli as redações e apontou as coisas que eu errei também para a gente já ir corrigindo", afirma Alane.
Além disso, não se esquecer da saúde emocional e mental. Seja para revisar conteúdos ou tentar aprender algo novo, não é momento de passar 24 horas estudando, sem descansar.

"E também, tentar relaxar um pouco, tentar não me sobrecarregar, porque como está na reta final, a gente tem que estar com a cabeça bem. Tentar manter o controle mais relaxado, foi basicamente isso que eu fiz", explica a estudante de medicina.

Precisa cuidar da saúde mental e física: alimentar-se bem e conciliar as revisões com horas suficientes de sono. O Enem é uma prova extensa, que exige concentração.

Nunca desistir
Para os vestibulando que vão prestar o Enem este ano, e outros vestibulares, Alane deixa um recado especial.

"A gente não pode desistir. Às vezes, envolve muitas coisas, né? Mas, desistir não é uma opção. Persevere! Que não é dessa vez, mas tenha paciência, que uma hora vai dar certo. Paciência e fazer o que tem que ser feito. É importante estudar, pontuar os erros, fazer questão, revisar. E cuidar da saúde emocional, mental", explica.


Enem 2023
O Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Ele avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Tags: Aprovada em medicina - Alane Vaessy, aos 36

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA