Piaui em Pauta

-
-
Arcebispo de Teresina recebe

Arcebispo de Teresina recebe título de cidadania piauiense.

Publicada em 22 de Maio de 2018 �s 14h35


Atendendo requerimento do deputado Luciano Nunes(PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira(22), sessão solene especial para a entrega do Título de Cidadão Piauiense ao arcebispo etropolitano de Teresina Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que é natural de Babacal, Maranhão.

» Siga-nos no Twitter



A sessão foi bastante concorrida. As galerias ficaram lotadas e a mesa formada por membros ilustres da Igreja piauiense, como o ex-arcebispo de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara e padre Tony Batista. A vereadora Cida Santiago representou a Câmara Municipal. Também foi registrada as presenças dos vereadores Pedro Fernandes, Teresa Brito, Valdemir Virgínio e Luis Lobão.



Ao saudar o homenageado o deputado Luciano Nunes destacou a atuação de Dom Jacinto na condução da Igreja Católica no Piauí na transformação da vida das pessoas. Para Luciano, o bispo faz jus ao titulo ao ajudar a compor uma sociedade consciente de direitos e deveres. E arrematou o deputado: “Dom Jacinto cumpre sua missão no Piauí em nome da Igreja e este titulo é uma justa homenagem que hoje lhe prestamos”.



Já Dom Jacinto agradeceu a iniciativa do deputado Luciano e aos demais que lhe concederam o titulo de cidadania piauiense, por unanimidade. Lembrou que veio servir na Arquidiocese de Teresina em 22 de fevereiro de 2012 e desde então considera gratificante esta missão. Disse que desde quando se ordenou padre, em 1962, tem atuado nos Estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Piauí, mas somente aqui se sente totalmente num ponto de apoio. Dom Jacinto concluiu dizendo que “o Piauí é o Estado mais católico do Brasil”, e destacou que “a glória de Deus é o homem vivo.



Para Luciano Nunes, Dom Jacinto Brito tem cumprido sua missão junto à Igreja Católica em Teresina, seguindo o evangelho de Jesus. “Nosso arcebispo desenvolve um trabalho social de catequese, inspiração, humanização, e tem um testemunho muito forte de solidariedade e fraternidade. Portanto, é uma justa homenagem que nós piauienses prestamos ao arcebispo, que tem uma história de vida e luta e que já deu uma contribuição imensa para Teresina e para o Estado do Piauí”, disse o deputado.



“Comecei minha missão na Arquidiocese de Teresina em fevereiro de 2012, uma missão bastante gratificante e enriquecedora. Me ordenei padre em 1962, atuei nos Estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Piauí, mas somente aqui me sinto totalmente num ponto de apoio. O Piauí é o Estado mais católico do Brasil e me sinto bastante confortável no Estado. Espero honrar o meu papel de cidadão piauiense”, afirmou Dom Jacinto Brito.



Biografia - Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, é natural de Bacabal, no Maranhão. Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife.



Possui formação em psico-pedagogia. Foi ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal, e nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedeu a Dom Antônio Batista Fragoso. É o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.







Edmundo Moreira – Edição: Katya D’Angelles



Tags: Arcebispo de Teresin - Atendendo requerimen

Fonte: ALEPI �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)