Piaui em Pauta

-
-
Armas brancas foram usadas em

Armas brancas foram usadas em 95% dos feminicídios ocorridos no Piauí em 2018.

Publicada em 09 de Julho de 2018 �s 16h31


Um objeto que já estava dentro de casa foi utilizado como arma em 17 dos 18 casos de feminicídio cometidos no Piauí no ano de 2018. Em 14 deles as mulheres foram assassinadas com objetos cortantes, como facas de cozinha. Em seis meses, o número de feminicídios cometidos no Piauí em 2018 representa quase 80% dos casos registrados nos 12 meses de 2017. Em Teresina, o número de crimes em 2018 já supera o índice do ano anterior em mais de 30%.

» Siga-nos no Twitter

A delegada Lucivânia Vidal, da Central de Flagrantes de Gênero. Para ela, a faca é usada em tantos casos de feminicídio por ser um objeto ameaçador e presente em qualquer ambiente doméstico. “A faca é um símbolo de morte, de ameaça. A faca, a foice, a lâmina em geral, representa essa ameaça”, disse.

58% dos casos de feminicídios registrados no Piauí em 2018 foram cometidos por pessoas com quem a mulher tinha um relacionamento afetivo, seja marido ou namorado. Destes, 38% aconteceram dentro da casa da vítima, ou residência que a vítima dividia com o agressor.

A delegada Lucivânia Vidal disse que outros objetos presentes no ambiente doméstico, como martelos, pedaços de pau ou pedras, também podem matar, mas raramente são usados. “Acredito que a faca é usada na morte porque ela já é utilizada em ameaças constantes, em agressões, delitos que a vítima já vinha sofrendo”, comentou.

Humilhação e ataque à feminilidade
Para a delegada Lucivânia Vidal, a violência empregada contra as vítimas de feminicídio, demonstrada pela quantidade de golpes ou pela forma como o corpo é tratado, revela uma intenção do agressor que ultrapassa a vontade de ceifar a vida. “É o poder vingativo, o poder de violentar. Ele não quer só tirar a vida da vítima, ele quer humilhá-la”.

Uma vítima nessas circunstâncias foi a cabeleireira Aretha Dantas, de 32 anos, assassinada com mais de 20 facadas dentro do carro do ex-companheiro, Paulo Alves Santos, preso desde o dia 16 de maio. Após o crime, o corpo de Aretha foi jogado no asfalto da avenida Maranhão e atropelado pelo autor do crime.


Os feminicídios são, em sua maioria, considerados crimes de motivação passional, comumente ligados aos ciúmes e ao sentimento de posse que os agressores nutrem pela vítima. “Na visão machista dele a mulher é inferior e ela ultrapassou um limite quando disse para ele que não quer mais a união, por exemplo”, disse a delegada Lucivânia.

A delegada destaca ainda que, em casos já registrados, os golpes de faca são muitos e raramente em regiões fatais, como coração ou pescoço. Os agressores atingem as vítimas em órgãos que apontam a feminilidade, como os seios, e de representação da estética da mulher, como o rosto ou cabelo. “Nesses casos o agressor não tinha só a intenção de matar, ele quer além de mata-lá, atingir a beleza da mulher, a feminilidade. É o machismo, a consequência do machismo.”
Tags: Armas brancas foram - Um objeto que já

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA