Publicada em 18 de Novembro de 2013 �s 14h22
A Secretaria estadual de Saúde do Piauí, a secretaria municipal de saúde de Picos e o Centro de Assistência Médica (Campi) daquele município assinaram, na manhã desta segunda-feira (18), o contrato de gestão para o funcionamento da Policlínica de Picos. A Policlínica fornecerá vários serviços de saúde para a população daquela região. Todo o desenrolar do processo que culminou com a assinatura do contrato foi acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete da presidente do tribunal, Waltânia Alvarenga.
Para o secretário da Saúde, Ernani Maia, a iniciativa do TCE de intermediar as discussões em torno da Policlínica é um marco na saúde do estado. “O que o TCE está fazendo, que é agir junto com as entidades envolvidas, é de uma lucidez e dignidade histórica. A presença dos órgãos de controle agindo juntos é algo histórico”, afirmou o gestor, ressaltando que a assinatura do contrato é mais um serviço de saúde em beneficio da população. “Enquanto eu estiver na secretaria espero mais ações nesse sentido”, disse Ernani Maia.
Segundo a presidente do TCE, Waltânia Alvarenga, a participação do tribunal em intermediar ações, não só na saúde, evita prejuízos para a população. “Tentamos quebrar os entraves burocráticos. São ações assim que evitam atos judiciais”, comentou a presidente.
Para o conselheiro substituto Delano Câmara, é um passo importante em prol do interesse público. “Não só punimos, temos uma ação pedagógica também”, lembra.
O projeto possui parceria com a organização não Governamental, ProBrasil. A previsão é que a Policlínica entre em funcionamento no prazo de 60 dias.