Piaui em Pauta

-
-
A nova maternidade será construída ao lado do Parque Zoobotânico, na Avenida Pre

Assinado edital da nova maternidade de Teresina.

Publicada em 24 de Dezembro de 2013 �s 10h17


Assinatura edital de licitação da nova maternidade						 (Foto:Márcio Sales/Sesapi) Assinatura edital de licitação da nova maternidade (Foto:Márcio Sales/Sesapi)

O Governo do Piauí dá um passo importante na área da saúde em 2013. O secretário da Saúde, Ernani Maia, assinou nesta segunda-fera (23), o edital de licitação da nova maternidade de Teresina. A assinatura aconteceu no gabinete do gestor, que contou ainda com a presença do superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino. O edital estará disponível no Diário Oficial do Estado e da União na próxima sexta-feira (28).

A nova maternidade será construída ao lado do Parque Zoobotânico, na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina. São 38.000 metros de área construída, somando mais de 300 leitos, divididos por setores como Observação (Atendimento Imediato) – 6 leitos, Internação geral isolamentos – 242 leitos, Método Cangurú – 28 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) (42 berços), UTI Neo Natal – 30 berço, UTI adulto – 20 leitos, Centro de Parto Normal (CPN), com 16 quartos, PPP (Pré, Parto e Pós Parto). A Nova Maternidade vai suprir totalmente a demanda da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Segundo o secretário da Saúde, o processo licitatório está previsto para o dia 13 de janeiro. Quando iniciada, a obra tem prazo de conclusão de 24 meses. “Há 35 anos, o estado não constrói um novo hospital, hoje é um marco importante na saúde do Piauí. Tivemos o cuidado de preparar todo o procedimento necessário antes da publicação, ouvindo os órgãos de controle como Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas da União (TCU). Todo esse cuidado é para evitar problemas na licitação e na construção da obra”, explica Ernani Maia.

Para o superintendente Pedro Leopoldino, a nova maternidade trará uma qualidade tecnológica inquestionável para o sistema de saúde do Piauí. “É um passo importante na saúde com relação à estrutura física e tecnologia. Certamente haverá de influenciar positivamente para a melhoria dos indicadores da saúde materno-infantil”, afirma.

Sobre a Maternidade Dona Evangelina Rosa, Pedro Leopoldino destaca que será feito um estudo para saber a viabilidade da continuidade dos serviços daquela unidade de saúde. “É um hospital de campanha da década de 70, temos que avaliar bem como será a continuidade da Evangelina”, disse o superintendente.

Quando estiver pronta, a nova maternidade será considerada a maior obra na área de saúde no estado, desde a inauguração do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em 1941.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags: Assinado edital da n - Assinado edital da - maternidade de Teres

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI