Piaui em Pauta

-
-
O evento será realizado nos dias 10 e 11 de maio, no auditório da OAB/PI.

Atividade policial é tema do I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito

Publicada em 05 de Maio de 2016 �s 10h41


  												I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito.						 (Foto:Divulgação)					I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito. (Foto:Divulgação)

Com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança (SSP), Comando Geral da Polícia Militar do Piauí e Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, será realziado, nos dias 10 e 11 de maio, no auditório da OAB/PI, o I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito (I CESPD). O evento, organizado por alunos da Academia de Polícia Militar do Piauí (APMPI), será realizado em alusão aos 16 anos da academia e aos 181 anos da PMPI.

De acordo com a cap. Enyra Oliveira, secretária do congresso, o evento vai discutir temas jurídicos e técnicos relacionados ao exercício da atividade policial. “A segurança pública sempre foi prioridade do governo. Melhorar a formação dos policiais e o seu desempenho é o grande objetivo desse evento”, destaca a secretária, lembrando de alguns temas que serão discutidos durante as palestras e mesas-redondas.

“Vamos abrir o congresso com a palestra do ministro do Superior Tribunal Militar (STM), dr. José Barroso Filho, que vem falar da adequação do Direito e Processo Penal Militar à nova Ordem Constitucional. Vamos discutir também o Direito Disciplinar, as inovações jurídicas e o reflexo na atividade policial, Abolicionismo Prisional, a menoridade penal e o reflexo na atividade Policial e o Planejamento Estratégico de Segurança Pública no Estado do Piauí. Esse evento será um marco no debate sobre segurança pública no nosso estado”, acrescenta Enyra Oliveira.

Durante o evento, haverá também uma palestra sobre polícia comunitária e a implantação do Sistema Koban em Minas Gerais, com o capitão da Polícia Militar de Minas Gerais, Ronan Sassada. “Uma das grandes bandeiras do Governo do Estado é, sem dúvida, a prevenção de drogas e, consequentemente, a redução da criminalidade. Tirar nossas crianças e adolescentes de situação de risco é uma das causas que o secretário Fábio Abreu abraçou e que foi iniciado com o Projeto Mirim Cidadão. Para ele, a polícia comunitária é uma das saídas para melhorar a segurança pública. Por isso, durante o congresso vamos ouvir a experiência de Minas Gerais com o Sistema Koban, modelo de posto policial japonês, que é base física da estrutura de polícia comunitária no Japão. Nestes pequenos postos urbanos, trabalham entre três a quatro oficiais de polícia, que agem preventivamente aconselhando a comunidade local sobre criminalidade, visitando domicílios habitados por pessoas que carecem de atenção especial”, explica a cap. Enyra.

Participarão do evento como palestrantes, estudiosos e profissionais renomados como o promotor da Justiça Militar, dr. Cícero Robson Coimbra Neves; advogado e conferencista internacional dr. Léo da Silva Alves; doutorando em Ciências Criminais, dr. Cristiano Rodrigues; vice-presidente da OAB/PI, dr. Lucas Villa e delegada Eugênia Villa - diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública.

O congresso é destinado a estudantes e profissionais da área de segurança, justiça e direito: policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários, advogados, outros profissionais e comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio, pelo site .

Programação

Dia 10/05/2016

15h - Credenciamento

16h - Palestra Magna “A Adequação do Direito e Processo Penal Militar à nova Ordem Constitucional” Palestrante: ministro do STM Dr. José Barroso Filho

17h - Palestra “Direito Disciplinar: Meios tradicionais e meios alternativos de resolução de incidentes disciplinares”. Palestrante: Dr. Léo da Silva Alves

18h - Palestra “Planejamento Estratégico de Segurança Pública no Estado do Piauí” Palestrante: delegada Eugenia Nogueira do Rego Monteiro Villa Mesa: vice-governadora do Estado do Piauí, secretário da Segurança Pública, comandante geral da PMPI, comandante geral do CBMEPI, delegado geral de Polícia Civil e prof. dr. Arnaldo Eugênio.

Dia 11/05/2016

14h – Palestra “As inovações jurídicas e o reflexo na atividade policial” Palestrante: dr. Cícero Robson Coimbra Neves

15h – Palestra “Polícia Comunitária – Sistema Koban” Palestrante: capitão PMMG Ronan Sassada Mesa de debates: cel. RR PMPI José Lucimar de Oliveira, cel. PMPI Marcos David da Silva Nery, ten. cel. Edson Ferreira da Silva, sra. Teresinha Gomes da Silva (presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública da Zona Norte de Teresina).

17h – Palestra “Abolicionismo Prisional: uma Visão Garantista” Palestrante: dr. Lucas Villa, vice-presidente da OAB/PI. Mesa: secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, prof. dra. Lurdinha Nunes (Comitê de Educação em Direitos Humanos), cap. PMPI Wilson Gomes, cap. PMPI Canuto.

19h –Palestra “A menoridade penal e o reflexo na atividade Policial” Palestrante: prof. Cristiano Rodrigues  



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA