Piaui em Pauta

-
-
Audiência no Ministério Públic

Audiência no Ministério Público discute interdição da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Publicada em 22 de Novembro de 2018 �s 09h50


Autoridades participaram de uma audiência pública nesta quarta-feira (21) no Ministério Público do Piauí (MP-PI) para discutir os problemas da Maternidade Dona Evangelina Rosa, interditada parcialmente pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). Entre as denúncias apresentadas estão falta de insumos e medicamentos, superlotação, além dos casos de mortalidade neonatal e de mães.

» Siga-nos no Twitter

A promotoria chegou a fazer uma fiscalização na semana passada na unidade. Segundo o promotor de Justiça Eny Marcos, várias irregularidades foram encontradas, como setores com escalas de enfermagem ou de médico incompletas, que gera uma sobrecarga de trabalho, contínua de medicamentos e insumos básicos, como álcool em gel, papel toalha, seringas e fraldas descartáveis.

O Ministério Público tinha ajuizado uma ação civil para investigar a situação na maternidade, não apura somente as questões administrativas como a responsabilidade criminal dos gestores em relação às mortes de mães e bebês na unidade.

"Estamos trabalhando dentro da área criminal, analisando dos documentos, portuários dos pacientes que vieram a óbito para verificar se houve crime e se a autoria está delimitada", destacou o promotor.

Segundo o promotor, como resultado da audiência foi firmado um compromisso do secretário de saúde do estado em vários itens apresentados pela promotoria. Entre eles de assumir e trazer um cronograma de pagamento dos servidores e de insumos, a formação de um grupo de plano emergencial durante os 60 dias de interdição.

"Esse plano deveria ter sido elaborado antes mesmo da interdição, pois é de suma importância para atendimento das grávidas de baixo e médio risco, evitando que elas fiquem sem o serviço", pontuou o promotor.

O secretário de estado da saúde, Florentino Neto, também participou da reunião. O gestor espera atender às demandas cobradas em uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Queremos assumir um compromisso para que a gente volte a dar total tranquilidade para qualquer mulher que venha recorrer à maternidade”, afirmou.

TERESINA
Tags: Audiência no Ministé - Autoridades particip

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA