Piaui em Pauta

-
-

Auditores fiscais ambientais do Piauí são capacitados para o manejo de armas

Publicada em 29 de Outubro de 2015 �s 14h31


Com o objetivo de melhorar a fiscalização ambiental do Estado do Piauí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), promoveu o curso de Capacitação em Manejo de Armamento e Fundamento de Tiro para os analistas ambientais do estado. O curso, coordenado sob a orientação do tenente-coronel Silva Ramos, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) foi concluído com êxito e a solenidade de entrega de certificados aconteceu nesta quinta-feira (29), com avaliação positiva. “O Piauí conta com uma fiscalização ambiental rigorosa e com bons profissionais que se mostram compromissados com o trabalho”, enfatizou o tenente-coronel Silva Ramos.

“É importante que os nossos auditores fiscais tenham todas as condições de exercer suas atividades e isso inclui a segurança deles, que já haviam informado a necessidade de um curso em manejo de armas, o que a secretaria pôde proporcionar agora. Nesta primeira etapa foram capacitados nove fiscais e uma segunda turma será ofertada nos próximos meses. Eles também terão a orientação de profissionais do SAMU quanto às técnicas de primeiros socorros”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. Ziza Carvalho.

“O objetivo do curso é a capacidade do porte funcional, uma exigência da Lei de Desarmamento que exige que os fiscais de meio ambiente sejam capacitados no uso de armas, não necessariamente para o uso, mas para sua defesa. Durante uma semana, num total de 25 horas, eles tiveram aulas teóricas e práticas, que incluiu teste de diagnóstico e nível de habilidade de cada um deles. Cada participante efetuou 100 disparos e foi orientado sobre as diversas situações de uso de arma”, acrescenta Silva ramos.

Durante o curso, auditores fiscais também obtiveram informações sobre a forma de abordagem de veículos, como fazer revistas de pessoas e a melhor forma de se portar diante dos policiais militares que dão suporte em algumas operações de fiscalização realizadas pela Semar. “O próximo passo da secretaria é pleitear o porte institucional de armas, que ainda não temos. O treinamento que obtivemos já é o primeiro passo para isso. Já temos a garantia da secretaria quanto à manutenção deste curso e de outras capacitações para o exercício de nossas atividades”, pontuou Renato Nogueira, gerente de Fiscalização da Semar.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA