
O prefeito Elmano Férrer determinou à Comissão Especial de Auditoria do Sistema de Transporte mais agilidade em resolução que contribua como suporte na cobrança das tarifas dos ônibus coletivos da capital. A comissão é formada por representantes de vários segmentos da sociedade e de instituições governamentais e não-governamentais e se reúne três vezes por semana na busca de alternativas para o justo preço de passagem cobrada dos usuários do sistema.
O secretário-executivo municipal de Governo da Prefeitura, Inácio Carvalho, que participa da comissão, explica que está sendo analisado cada item da planilha de base do sistema verificando a adoção de índices econômicos e estatísticos nacionais para o encontro de uma fórmula que dê sustentação e oriente a cobrança da tarifa. “Todos os componentes da planilha estão sendo discutidos pelos integrantes da comissão, inclusive procurando identificar algumas gorduras que porventura possam existir”, explica.
Segundo o secretário-executivo, carga tributária, índices aplicados para o aumento de salário dos que operam o sistema, fiscalização das gratuidades e da emissão de carteiras estudantis, entre outros itens, destacam-se na pauta das discussões. “Os estudantes e demais usuários do sistema sabem da importância dessa auditoria e dos benefícios que ela deverá trazer para todo o sistema”, ressalta Inácio Carvalho.
Os trabalhos da comissão estão avançando com a contribuição da diretora técnica da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (ETURFOR), Calina Barros. Além da análise da planilha, ela apresenta sugestões à comissão que podem servir de base para a cobrança das tarifas.