Piaui em Pauta

-
-
O programa objetiva o aperfeiçoamento das competências dos servidores, com vista

Avaliação dos servidores da Sefaz serve de modelo para outros estados

Publicada em 21 de Setembro de 2015 �s 11h24


O auditor de Tributos e coordenador da Escola Fazendária da Secretaria de Estadual Fazenda de Sergipe, Luiz Carlos dos Santos, visitou o Piauí para conhecer o Sistema de Avaliação por Competências (SAC), implantado pela Secretaria Estadual da Fazenda (PI).

“Estamos fazendo essa visita técnica com o objetivo de conhecer a implantação desse sistema, que vai servir como subsídio para implantarmos em Sergipe. Gostei do projeto, é uma proposta leve, simples, mas que chega a um resultado bem consistente”, comenta o auditor.

Ele afirma que o projeto precisa ser implantado no estado, inicialmente porque é uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma vez que o Programa de Avaliação de Desempenho com foco em Competências é um dos produtos do financiamento do Pronafisco, que em Sergipe é denominado Promofaz. “Também porque traz um ganho significativo para a Secretaria porque vamos ter uma ferramenta para traçar as diretrizes de treinamento para os servidores. O programa vai ajudar a termos essa referência ou essa matriz de capacitação, a partir desse sistema”, comenta Luiz Carlos, que inicialmente visitou o Piauí, mas também pretende conhecer as experiências dos estados do Maranhão e Tocantins.

Na oportunidade, ele conheceu o sistema que foi desenvolvido a partir da necessidade de implantar o Programa de Avaliação de Desempenho com foco em Competência do Servidor da Sefaz-PI, que é uma das ferramentas que integram o Plano de Desenvolvimento do Servidor Fazendário.

Este programa objetiva o aperfeiçoamento das competências dos servidores, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Foi implantado pela técnica fazendária Juraci Alves Câmara, quando a mesma era coordenadora de Administração de Pessoal (Coap), e continua sob a sua responsabilidade, enquanto coordenadora da Unidade de Coordenação de Projetos da Sefaz (UCP).

Desenvolvimento do Programa

O Programa de Avaliação por Competências já passou pela primeira etapa no ano passado e, atualmente, está passando por um processo de atualização, relacionado à questão da lotação dos servidores, para que, posteriormente, seja executada a segunda fase da avaliação.

“A primeira experiência foi bastante positiva, uma vez que mais de 70% dos servidores da Sefaz participaram do processo. Na segunda fase, que deve iniciar ainda este ano, esperamos que 100% dos servidores participem porque essa avaliação serve como parâmetro para elaboração da matriz de capacitação, que é gerada pelo próprio sistema, de acordo com a necessidade apontada”, afirma Juraci Alves Câmara.

Vale ressaltar que essa matriz de capacitação gerada pelo sistema é importante para que os gestores do órgão tenham uma ideia de quais os cursos de capacitação os servidores realmente necessitam para desenvolver um trabalho mais eficaz e eficiente, que possa repercutir positivamente no atendimento daqueles que precisam dos serviços da Sefaz.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI