Publicada em 20 de Abril de 2016 �s 19h18
O estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está reduzido. O leite doado serve para alimentar 65 bebês prematuros em leitos de internação neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) e a Ala Canguru da maternidade.
A situação é considerada crítica, segundo a nutricionista da MDER, Ducarmo Pinto. Ela destaca que são necessários de oito a dez litros de leite humano, por dia, para alimentar os bebês. Até a manhã desta quarta-feira (20), havia apenas 40 frascos de 300 ml, cada, no estoque do setor. "Esse é um volume muito baixo", acrescenta. "Quem puder pedir, caso conheça alguma mãe em condições de doar, ligue para o Banco de Leite da Maternidade", reforçou a nutricionista.
"Nossa divulgação é permanente, inclusive nas redes sociais. Temos Facebook e Instagran para divulgar nossa campanha", disse a nutricionista ao falar sobre o trabalho do Banco de Leite para alcançar o maior número possível de doadoras, mesmo quando os estoques não estão abaixo da necessidade dos bebês. Além disso, a equipe trabalha internamente nas enfermarias e pedindo doações de mães que vêm à maternidade trazer os bebês para vacinas e testes.
Questionada sobre as dificuldades das mães que estão com bebês internados na maternidade de produzir seu próprio leite - especialmente os da Ala Canguru, onde a mãe fica junto com o filho na enfermaria - ela ressalta que, por conta do emocional, muitas têm dificuldade de produzir o alimento. "Não temos reserva. Esse estoque depende de vidas", justificou Ducarmo Pinto.
A Evangelina Rosa oferece um serviço de coleta, onde profissionais capacitados vão até a residência das lactantes coletar o leite humano. As interessadas em doar podem ligar para 0800 280 2522 ou 3228 -2022 e receber as orientações de como proceder.