Piaui em Pauta

-
-
Bastão de selfie: entenda o qu

Bastão de selfie: entenda o que é a nova moda para smarts no Brasil.

Publicada em 29 de Dezembro de 2014 �s 00h36


 Que o selfie é uma mania mundial, não há dúvidas. Entretanto, um novo produto tem chamado a atenção dos consumidores brasileiros: o bastão de selfie. Sucesso em algumas cidades do país, trata-se de um bastão com o qual é possível colocar o celular mais distante do corpo para fazer o autorretrato em um ângulo mais aberto ou incluir toda a família e amigos na imagem. Se você não sabe o que é essa novidade, o TechTudo responde todas as suas dúvidas sobre o assunto.

» Siga-nos no Twitter

Mas, afinal, o que é “bastão de selfie”?
O pau, bastão de selfie ou monopod nada mais é do que uma espécie de monopé bastante utilizado na fotografia. A função dele é, basicamente, aumentar o ângulo captado pela câmera para gravar mais elementos na imagem com a câmera frontal, o que seria difícil com o braço do fotógrafo, por exemplo. Ou seja, o bastão de selfie funciona como uma espécie de extensão do seu corpo, garantindo que todo o ambiente ou então os seus amigos e família sejam capturados pelo telefone.



O uso desse tipo de tripé se popularizou com o surgimento das action cameras, como a GoPro, com as quais é importante não só capturar o indivíduo, mas também o ambiente em que a ação acontece. As versões adaptadas para celular, por sua vez, vieram para resolver aquele velho incômodo de ter que pedir ao amigo com o braço mais longo para tirar a fotografia.
Como funciona o “bastão de selfie”?
O pau de selfie é composto por três objetos: um bastão, um adaptador de celular e um controle sem fio. A primeira será responsável por fazer a distância entre você e o smartphone, normalmente com um comprimento de cerca de 1 m. Na ponta desse equipamento é enroscado o adaptador que funcionará como uma braçadeira para segurar o celular.

Há ainda um pequeno controlador Bluetooth que deve ser sincronizado com o seu smartphone. Feito isso, você será capaz de fazer a sua fotografia sem encostar na tela do aparelho, apenas pressionando o botão existente no acessório. É basicamente nisto que consiste o funcionamento do bastão de selfie: o usuário fixa o celular, estica o monopé e faz as fotografias com a ajuda de um acionador.
Com que aparelhos o “bastão de selfie” é compatível?
Há dois pontos que podem influenciar na compatibilidade ou não de um bastão de selfie. O primeiro é o tamanho do aparelho e o limite permitido pelo suporte do monopé. Se você é dono de um smartphone com uma tela média, por exemplo, não deve ter problemas, já que o limite comum é de 8 cm de largura. Já quem tem telefones gigantes como o Xperia Z Ultra deve tomar cuidado, já que os gadgets ultrapassam facilmente essa medida.

Outro ponto relevante é a compatibilidade do disparador Bluetooth. Os modelos mais comuns só são sincronizáveis com dispositivos com Android e iPhone, trazendo um botão específico para cada sistema. Sendo assim, os donos de aparelhos com Windows Phone e os da BlackBerry devem encontrar dificuldades para fazer seus autorretratos.
Que cuidados tomar antes de comprar um “bastão de selfie”?
Gostou da ideia de poder tirar um selfie com toda a família ou amigos e acha que basta só comprar o equipamento, certo? Errado. Por se tratar de um produto ainda novo no mercado, o consumidor pode cair em certas roubadas. Em primeiro lugar, busque sempre o aconselhamento de profissionais que mexam com fotografia e possam indicar boas marcas de monopés. Na impossibilidade, pergunte a um amigo que tenha comprado um equipamento desses e questione como foi a experiência.

Ao comprar um bastão de selfie, vale a pena verificar ainda algumas características. Para começar, confirme se a braçadeira é mesmo compatível com o modelo do seu telefone, oferecendo estabilidade e não permitido que o aparelho deslize. Se possível, esteja com o seu telefone na hora da compra para fazer os testes necessários.
Feito isso, o segundo passo é conferir a qualidade do braço retrátil do acessório. Cheque bem se o material é bom, parece durável e se ele oferece riscos de desmontar durante o uso. Se possível, procure informações na embalagem sobre condições de uso e limite de peso. Averigue ainda se a base oferecerá uma pegada confortável e firme, evitando que o objeto escorregue e caia da sua mão. Dê preferência a modelos com uma alça na base, que poderão ser úteis para dar estabilidade.

Por mais que pareçam triviais, esses cuidados são importantíssimos para evitar uma dor de cabeça. Lembre-se que, com o uso desse equipamento, o telefone pode chegar a uma altura próxima a três m e uma queda certamente fará um grande estrago.
Tags: Bastão de selfie: - Que o selfie é uma m

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI