Piaui em Pauta

-
-
Bolsonaro faz pressão indevida

Bolsonaro faz pressão indevida ao ir à PGR e depois falar em arquivar inquérito avaliam procuradores

Publicada em 25 de Maio de 2020 �s 21h09


A visita inesperada do presidente Jair Bolsonaro à sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) causou grande desconforto entre integrantes do Ministério Público Federal.

» Siga-nos no Twitter

A presença de Bolsonaro no mesmo dia em que soltou uma nota na qual disse esperar o arquivamento natural do inquérito que apura se ele tentou interferir politicamente na Polícia Federal foi interpretada por procuradores como uma espécie de pressão indevida sobre o procurador-geral da República, Augusto Aras. Caberá a Aras decidir se, com base nas informações do inquérito, denuncia Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“O presidente Bolsonaro não foi nada sutil. Num momento em que ele está na mira de uma investigação, deveria ter recato. Foi uma pressão que causou surpresa entre os procuradores”, disse ao Blog um subprocurador da República.

Bolsonaro se convidou, de última hora, para ir à sede da PGR, a pretexto de cumprimentar o procurador Carlos Vilhena, que tinha acabado de tomar posse como chefe da Procuradoria do Cidadão. Lá, o presidente encontrou também o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Integrantes do Ministério Público Federal ouvidos pelo Blog demonstram contrariedade com a visita de Bolsonaro. Para eles, o gesto coloca a própria instituição numa “saia justa”.

Depois da visita, Bolsonaro divulgou uma nota para dizer que não interferiu na Polícia Federal e que acredita no arquivamento do inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar o caso.

"Nunca interferi nos trabalhos da Polícia Federal. São levianas todas as afirmações em sentido contrário. Os depoimentos de inúmeros delegados federais ouvidos confirmam que nunca solicitei informações a qualquer um deles. Espero responsabilidade e serenidade no trato do assunto", afirmou o presidente em um trecho da nota.

Tags: Bolsonaro - A visita inesperada

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI