Piaui em Pauta

-
-
Brasil chega a 250 mil mortos

Brasil chega a 250 mil mortos com ritmo acelerado de óbitos por Covid-19.

Publicada em 24 de Fevereiro de 2021 �s 23h50


Prestes a completar um ano de pandemia, o Brasil ultrapassou a marca de 250 mil mortes devido à Covid-19, segundo boletim extra do consórcio de veículos de imprensa divulgado nesta quarta-feira (24). Foram 1.390 novos óbitos registrados até as 18h18, totalizando 250.036 no país.

» Siga-nos no Twitter

Até esse horário, 22 estados e o Distrito Federal que divulgaram atualizações de dados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe São Paulo e Tocantins.

O número mortes foi atingido em meio à falta de campanha de vacinação e com novas variantes circulando. Especialistas citam o ritmo acelerado de transmissão e de mortes, consequência da falta de medidas de isolamento e de restrições impostas pelo Estado.

O registro do primeiro óbito por Covid-19 no Brasil ocorreu em 12 de março, e foram necessários 100 dias para que o número chegasse a 50 mil – marca atingida em 20 de junho do ano passado.

Entre a cifra de 200 mil, atingida em 7 de janeiro de 2021, e a de 250 mil, passaram-se 48 dias. O ritmo das mortes deve continuar acelerando. O país pode atingir 300 mil mortes ainda no mês de março.

"Desde 22 de dezembro, a média móvel de mortes, com algumas flutuações, é maior do que a primeira onda. Quer saber quando vamos chegar a 300 mil? Vamos chegar no final de março ou início de abril. Isso é aritmética simples. Estamos acima de 1 mil mortes por dia", afirmou Domingos Alves, pesquisador da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.
'Enxugar gelo'
Há um consenso entre epidemiologistas, médicos e virologistas de que as medidas de isolamento do Brasil não são suficientes, sendo a ausência delas o principal fator para altas taxas de transmissão e mortes. Nesta quarta-feira, por exemplo, o estado de São Paulo determinou a restrição de circulação das 23h às 5h. Para Ethel Maciel, pós-doutora em epidemiologia, é "melhor que nada", mas está longe de ser uma medida eficaz.

"O problema é que estamos com pouquíssimas medidas de restrição. Restringir de 23h às 5h é melhor que nada, mas é muito ruim. As pessoas andam em transporte coletivo lotado, entram em outros lugares sem nenhum controle", disse.

Entre os erros cometidos pelo estado que acarretaram a marca de 250 mil mortes, Maciel lista:

demora para fechar as fronteiras;
implementação ineficaz – quase nula - de barreiras sanitárias;
política inexistente de testes e rastreamento de contatos e de assintomáticos;
queda na taxa de testagem; e
falta de liderança e incentivo ao isolamento por parte do presidente, governadores e prefeitos.
Já Alves resumiu essas medidas – na verdade, a ausência delas – com uma expressão: toda a política nacional é de "enxugar gelo". Segundo ele, cientistas avisaram sobre uma nova alta nos casos e mortes com dois meses de antecedência, em setembro do ano passado. Em novembro, com a alta no número de casos, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello descartou o início de uma segunda onda e preferiu chamar de "repique".


"Quando a pandemia estava na Itália ainda, a gente achou que não chegaria no Brasil. Aí começou a segunda onda na Europa e o governo disse que não tinha retornado no Brasil. É falta de competência", avaliou Maciel.
Outro fator que pode impulsionar as transmissões é a chegada de novas variantes do Sars CoV-2. Nesta terça-feira (23), o Ministério da Saúde divulgou que rastreou 204 casos de pacientes infectados com as variantes do Reino Unido e do Brasil, inicialmente detectada no Amazonas. Ainda não há uma confirmação definitiva de que as mutações deixam o vírus mais transmissível, mas é uma possibilidade que está sendo investigada pelos cientistas e que causa preocupação.

Existem, no entanto, três centros de sequenciamento do vírus que enviam informações para o ministério: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Evandro Chagas. Outros laboratórios públicos e privados também têm feito a análise do material, mas não existe uma centralização dos resultados. No final, o país não tem noção da real disseminação das novas variantes, nem se elas já são dominantes.

Zé Gotinha?

O Brasil não fez uma campanha publicitária de incentivo à vacinação como em outros tempos. A chegada das primeiras doses foi bastante divulgada pelos governos estaduais e federal, mas parou por aí. Por enquanto, não é possível definir a data para aplicação da primeira dose em cada faixa etária ou grupo de risco.

O Ministério da Saúde faz uma recomendação para aplicação, mas governadores distribuem as doses com critérios diferentes. Nesta semana, o governo liberou aplicação da reserva dos lotes para a segunda dose da CoronaVac em novos grupos prioritários. No ritmo de vacinação em que estamos, de acordo com os entrevistados pelo G1, vamos sentir o impacto da vacina no final do ano, em uma previsão otimista.

"A falta de informação dá a entender que com a chegada da vacina nós temos um viés de salvação, mas tudo indica que o processo vai ter um efeito só no final do ano. Até lá o cenário vai piorar, e isso é um cenário real. Os dados que estão se apresentando mostram isso. E as nossas medidas que estão sendo tomadas são, volto a dizer, de enxugar gelo", disse Alves.
Tags: Brasil chega a 250 - Prestes a completar

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA