Você está navegando por: Notícias Piauí
Assine o nosso Feed de Piauí

Campanha de vacinação contra a gripe inicia e Teresina disponibilizará 230 mil doses.

Publicada em 10 de Abril de 2019 às 14h37 Versão para impressão

Começou nesta quarta-feira (10) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza A/H1N1) em Teresina. A rede pública municipal de saúde da capital deve disponibilizar durante toda a campanha 230 mil doses de vacina distribuídas nas 104 salas que ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra. O Dia D de mobilização será dia 4 de maio.

» Siga-nos no Twitter

A abertura oficial teve início às 8h, na Unidade Básica de Saúde Diocina de Sousa Lima Neta, localizada no Bairro Parque Piauí. Airton Rangel, empresário, levou o filho de 2 anos e dois meses pra garantir a vacina no primeiro dia. “Trouxe ele logo no primeiro dia por ter menos gente e pra resolver logo isso”, disse.

Mávila Alencar, que está grávida, também preferiu se antecipar. “Vim logo porque vou tomar as vacinas do pré-natal aí aproveito e tomo a da gripe logo”, disse.

Grupos prioritários
Tanto o filho de Airton quanto Mávila fazem parte dos grupos prioritários que precisa receber a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são:

gestantes e puérperas,
crianças de 6 meses a 5 anos de idade,
maiores de 60 anos,
profissionais da saúde,
pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras),
população indígena,
pessoas privadas de liberdade,
professores da rede pública e privada e
trabalhadores do sistema prisional.

Combate aos boatos
O presidente da FMS, Charles Silveira, falou sobre a importância de combater as mentiras e boatos a respeito das vacinas.

”As notícias falsas que circulam sobre a imunização contra a gripe dificultam a cobertura vacinal desejada. Algumas pessoas acham que a vacina causa gripe, mas é preciso que saibam que isso não corresponde à realidade, pelo contrário, a vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, afirma.

Prevenção

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, orienta que a higienização é uma das principais medidas de proteção contra a gripe.

"Devemos lavar as mãos com água e sabão. Quem estiver gripado não visite recém-nascidos, gestantes ou paridas. Assim nós estamos cooperando na saúde tanto das crianças quanto dessas mulheres", alerta.

Fonte: globo  |  Edição: Da Redação

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade OZONTEC
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade TERNO E CIA