Piaui em Pauta

-
-
Campanha de vacinação contra H

Campanha de vacinação contra HPV começa nesta segunda-feira no Piauí.

Publicada em 09 de Março de 2014 �s 11h59


 A Secretaria da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) inicia nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o câncer de colo de útero (HPV), em garotas de 11 a 13 anos de idade. A meta é atingir cerca de 80% do público-alvo em todo o Piauí.
Para a coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, cada cidade será responsável pela estratégia de aplicação da vacina. "Nossa parte é oferecer as instruções de uso, armazenamento, e reações adversas. A sugestão é que a aplicação seja feita em escolas públicas e particulares por ser mais fácil a localização e abrangência, das meninas, mas isso não é regra, alguns municípios também oferecerão a vacina em Unidades Básicas de Saúde", explicou.

» Siga-nos no Twitter

As vacinas irão prevenir as garotas contra os HPVs tipos 6-11-16-18 da MSD, em um programa que será dividido em três etapas, a primeira acontece entre os dias 10 de março a 10 de abril, a segunda em campanha marcada para setembro e a terceira acontecerá cinco anos após a data da primeira dose.
Em relação as contraindicações é necessário ter atenção com adolescentes que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina, com história de hipersensibilidade imediata à levedura e que desenvolveram sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber uma dose da vacina HPV.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.
Tags: Campanha de vacinaçã - A Secretaria da Saúd

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI