Publicada em 07 de Outubro de 2013 �s 09h57
A Caravana Piauí da Gente chegou ao município de José de Freitas, localizado a 45 quilômetros de Teresina, no último domingo (6), levando à população atividades de prestação de serviços e intervenções artísticas. A Caravana é iniciativa do Governo do Estado para comemorar os 191 anos do Piauí, neste mês de outubro.
O Centro da cidade de José de Freitas concentrou as atividades do projeto. Na Praça das Rosas, técnicos da Secretaria de Segurança Pública e do SinePiauí realizaram solicitações de Carteiras de Identidade e emissão de Carteira de Trabalho, respectivamente.
“Toda pessoa tem direito a ter documentos e, assim, a garantia de sua cidadania. O RG, o CPF, a carteira de trabalho possibilitam que as pessoas tenha acesso a serviços essenciais, como plano de saúde”, afirma a técnica do Instituto de Identificação, Maria das Graças.
As pessoas que solicitaram o documento de identificação poderão receber, na sede da prefeitura do município, a carteira de identidade, com um prazo máximo de 30 dias. No caso da carteira de trabalho, o documento é emitido no ato da solicitação.
Gabriel Alves, de 17 anos, foi um dos beneficiados pela atividade. Incentivado pelo pai, o senhor Valério Alves, a procurar o serviço, o garoto foi um dos primeiros a ser atendido. “Eu ainda não estou precisando da carteira de trabalho, mas aproveitei logo essa oportunidade. Achei muito rápido”, disse.
Intervenção de cores
A identidade cultural de cada município recebe atenção especial durante a realização da Oficina de Pintura da Caravana Piauí da Gente. Em José de Freitas, crianças, adolescentes e adultos, participaram do momento de intervenção urbana, que deixou fixado em um dos muros do Centro da cidade, uma diversidade de cores e desenhos.
Para Fabiane Oliveira, 17 anos, a intervenção serviu de inspiração. “Sempre gostei muito de desenhar. Vendo o resultado que alcançamos aqui, amanhã mesmo vou pedir para diretora da minha escola a deixar nós, alunos, criarmos arte em um dos muros da escola”, ressaltou.
Muitas crianças participaram da pintura, que é supervisionada e orientada pela professora Luciana Leite. Yasmin Oliveira, 9 anos, acompanhou todo momento sem largar o pincel. “Muitas crianças participaram da intervenção. Em cada local, a pintura vai tomar características de acordo com a cultura da região e o desejo dos participantes”, explica a professora Luciana Leite.
O grande painel a céu aberto, cheio de desenho de flores, corações e cores, se harmoniza com o local e a efervescência do município de José de Freitas, que foi o terceiro a receber a passagem da Caravana Piauí da Gente.